XV Congresso Do Sindipema Finaliza Inscrição De Delegados

12/11/2018 10:46

XV Congresso Do Sindipema Finaliza Inscrição De Delegados

O Congresso se realizará nos dias 22,23 e 24 de novembro, no Del Mar Hotel.

A cada três anos, o SINDIPEMA realiza o Congresso dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, órgão máximo deliberativo do sindicato. É um momento de avaliar as conjunturas internacional, nacional, educacional e local; definir linhas prioritárias de atuação de lutas do sindicato e da classe trabalhadora, construindo planos de luta cada vez mais eficazes em defesa dos trabalhadores, da educação pública de qualidade social e a valorização dos profissionais do ensino.

Para que o congresso continue democrático, fomentando ideias e debates ligados ao tema escolhido para este ano, “Educação pública: cenários sombrios, resistência acesa!”, foram abertas as inscrições para os que desejavam sair como delegados.

Em setembro, durante a plenária dos aposentados, 60 inativos preencheram todas as vagas destinadas a eles. Entre os dias 17 e 26 de outubro, 157 professores ativos se inscreveram. Juntos, totalizam 217 delegados. Neste ano, teremos a participação de 62 unidades de ensino no congresso.

Durante o congresso, teremos três mesas de debate.

1.         Plano Nacional de Educação: do sonho ao pesadelo; formas de resistência a BNCC.

Facilitadora: Walter Takemoto

2.         A identidade docente a partir da perspectiva freiriana: por uma pedagogia da autonomia no espaço escolar.

Facilitadora: Profª. Drª. Betisabel Vilar e Dra. Vanda Maria Campos Salmeron

3.         Do direito ao acesso ao direito de aprender: desafios e perspectivas na construção de seres autônomos e comprometidos com a sociedade.

Facilitadora: Profª Dra. Eliana Sampaio

Os cenários são muito sombrios, mas a nossa resistência, por meio da educação, tem o papel fundamental de apontar caminhos que nos levem a romper toda escuridão.

O credenciamento dos delegados acontecerá na sede do SINDIPEMA, das 08 às 18 horas do dia 21/11/2018, das 08 às 12 horas do dia 22/11/2018, voltando a ocorrer somente no dia 23/11/2018, das 08 às 12 horas no local do evento.