Notícias

20/11/2018 10:30

Dia da Consciência Negra

"Para além de uma comemoração, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de reflexão. Para nós da educação é um momento de muito trabalho de combate ao racismo dentro das escolas”, destaca a Secretária de Combate ao Racismo da CNTE, Ieda Leal. A professora reforça que por meio da educação é possível buscar a superação do racismo não só na data de hoje como ao longo do ano: “Falar de consciência negra dentro da escola é reafirmar a participação que os povos negros tiveram ao longo da história e fortalecer as políticas que possam promover um processo de repararção ao dano que o racismo causou à população negra”.

“Professores(as) e o funcionários administrativos fazem diferença quando valorizados e bem instrumentalizados para o combate ao racismo, promovendo a reflexão e mudança de ação dentro da escola”, avalia a Secretária de Combate ao Racismo, Iêda Leal. Para ela, é importante que toda a comunidade escolar se engaje nessa luta. 

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é fruto da articulação do movimento negro brasileiro e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

fonte: CNTE