XV CONGRESSO do Sindipema mantêm resistência acesa

26/11/2018 11:45

XV CONGRESSO do Sindipema mantêm resistência acesa

A cada três anos, o sindicato realiza o Congresso dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, órgão máximo deliberativo do sindicato. Neste ano, o congresso aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Hotel Del Mar, com o tema “Educação Pública: cenários sombrios, resistência acesa”. Na ocasião, os congressistas participaram de palestras que permitiram avaliar as conjunturas internacional, nacional, local e educacional.

O dia 24 ficou reservado aos trabalhos em grupos, onde a categoria definiu linhas prioritárias de atuação de lutas do sindicato e da classe trabalhadora, construindo planos de luta cada vez mais eficazes em defesa dos trabalhadores, da educação pública de qualidade social e a valorização dos profissionais do ensino.

Após leitura da tese feita pelo SINDIPEMA, os congressistas aprovaram as seguintes alterações no estatuto do sindicato:

• A eleição para a Diretoria Executiva passa a ser realizada de 4 em 4 anos. A alteração atende a uma deliberação da CUT Nacional, no congresso de 2015. Desde então, o SINDIPEMA vem acompanhando os ajustes que estão sendo realizados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE e sindicatos filiados.
  • O 1º e 2º Tesoureiros passam a ser intitulados como 1º e 2º Secretários de Finanças. A nova nomenclatura abrange todas as atribuições do cargo, como também atualiza para os termos utilizados em gestão de setores públicos.
  • Foi aditivada ao cargo do Secretário de Políticas Sociais e Questões de Gênero, a incumbência de “criar e coordenar o coletivo Políticas Sociais e Questões de Gênero, no desenvolvimento de estudos e atividades que proponham a reflexão sobre os temas afins, objetivando a construção de caminhos para uma escola livre de todo tipo de preconceito e discriminação”.
  • À pasta de Aposentados e Assuntos Previdenciários, foi incluída a alínea “Criar e coordenar o coletivo de aposentados propondo o desenvolvimento de estudos e atividades pertinentes aos interesses da categoria”. O artigo garante mais um espaço de discussão para que os profissionais aposentados reflitam sua condição e encontre possibilidades de ação, contribuindo na luta por uma educação de qualidade social.

• O conselho fiscal será eleito pelo voto direto e secreto dos sindicalizados, em pleno gozo dos seus direitos estatutários através de chapa inscrita previamente no mesmo período estabelecido para a realização da eleição da diretoria executiva. O conselho concorrerá, no pleito eleitoral junto a chapa da diretoria.

Finalizando os três dias do XV Congresso do Sindipema, os congressistas dançaram ao som de “Papudo e banda”, durante o coquetel na área da piscina do Hotel Del Mar.

A direção executiva do Sindipema agradece a todos os participantes pelo empenho e compromisso. É tempo, mais do que nunca, de ficarmos juntos, iluminar os cenários sombrios. Ninguém solta a mão de ninguém.