Professor Diomedes: história de lutas e conquistas

19/08/2019 09:36

Professor Diomedes: história de lutas e conquistas

Diomedes, homem de intensa ação política e profundamente engajado nos movimentos sociais e culturais, marcou desde o tempo de estudante a sua presença na arte. Seja na música, no teatro, cinema ou poesia, sempre expressou sua preocupação com os temas sociais e com a libertação do homem. O espirito de luta, as posições firmes o poder de argumentação, a seriedade e honestidade, marcaram a militância do professor Diomedes Santos da Silva no movimento Sindical. Nascido no dia 17 de outubro de 1955 em Aracaju, filho de Maria José Moura da Silva e Nelson Moura da Silva. 

Em 1986 ingressa na educação municipal e articula um grupo de professores para discutir organização sindical, iniciando a partir da sua marcante atuação no magistério municipal. Foi um ferrenho defensor dos direitos dos professores em todas as lutas da categoria, deu forte contribuição na reformulação do Estatuto do Magistério. Em 1989 foi eleito vice-presidente da então APEMA- Associação dos Professores de Ensino do Município de Aracaju, em cuja gestão transformou em SINDIPEMA – Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju. Em 1991 foi eleito presidente do Sindipema garantindo avanços na organização da categoria e na democratização das escolas. Em 1993, foi reeleito presidente do Sindipema. Como educador sindical, criou a Secretaria de Formação na estrutura do sindicato para atuar na formação política sindical da categoria. Sua capacidade de convencer e aglutinar companheiros (as) em torno de seus ideais deu-lhe a responsabilidade pela formação da grande maioria das lideranças do movimento sindical dos professores na década de 80.     

Apesar de sua morte prematura ocorrida em 03 de agosto de 1993, aos 37 anos, teve uma intensa história de luta, que o coloca no quadro das maiores lideranças de Sergipe. São 23 anos de saudade, mas seu legado permanece vivo!

Professor Diomedes Vive!

Professor Diomedes Presente!

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email