SINDIPEMA PARTICIPA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CMA

22/06/2021 18:33

SINDIPEMA PARTICIPA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CMA

A vice-presidente do SINDIPEMA, Magna Araújo Santos, participou  na tarde de ontem (21/06), de uma reunião virtual da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aracaju, com o objetivo de debater a imunização dos profissionais da escola e a estrutura física e sanitárias das unidades de ensino e as condições de trabalho dos profissionais da educação no cenário das aulas remotas.

A reunião da Comissão foi uma proposta da Vereadora Ângela Melo, que solicitou a participação do Sindicato e da Secretária de Educação do Município, para discutir a situação de vacinação dos trabalhadores de educação e como estão as condições sanitárias e estruturais das escolas para um possível retorno seguro das atividades nas unidades públicas de ensino.

Nessa reunião, a vice presidente do SINDIPEMA fez uma análise da estrutura física das escolas e das atuais condições sanitárias encontradas nas visitas realizadas pelo sindicato, e relatou os problemas que as escolas estão enfrentando para o atendimento ao público. Informou que, em um levantamento feito pelo Sindicato, cerca de 25% dos profissionais das escolas já testaram positivo para a Covid, e avaliou a necessidade da Secretaria de Educação promover a desinfecção das escolas, principalmente, após a entrega dos kits da merenda escolar. Sobre as condições de trabalho dos docentes, destacou que os professores continuam financiando os seus equipamentos e internet para a realização das aulas remotas. E relembrou que essa situação foi denunciada, pelo Sindicato ao Ministério Público em 2020. Acerca da possibilidade de retorno, reafirmou a deliberação da categoria de somente retornar as atividades presenciais com condições de segurança e imunização dos profissionais contra a COVID-19. E finalizou colocando a reinvindicação dos professores acerca do pagamento do piso de 2020, e que diante da defasagem salarial, a Prefeitura está usando a complementação salarial para chegar ao valor do Piso para diversos professores.

Participaram da reunião além da professora Ângela Melo (autora do requerimento), os vereadores Joaquim do Janelinha (presidente da Comissão),  helena Neto e Pastor Diego. Os membros da Comissão, que também estão realizando visitas as unidades de ensino, expuseram suas impressões e análises sobre a condições físicas e sanitárias das escolas e fizeram questionamentos à Secretária de Educação.

Para a professora Magna Araújo Santos, a reunião da Comissão de Educação foi um momento importante de diálogo com os vereadores para a intermediação dos parlamentares no atendimento às reivindicações da categoria em sua luta pela melhoria da educação pública e da valorização de seus profissionais.