Aos 37 anos, Sindipema homenageia seus fundadores

06/06/2022 17:15

Aos 37 anos, Sindipema homenageia seus fundadores

O dia 1º de junho marca o aniversário do Sindipema

Neste ano de 2022, o Sindipema comemora 37 anos de lutas e conquistas do Magistério Público Municipal de Aracaju. E para celebrar esse momento em alusão ao seu aniversário, na última sexta-feira (03/06), no auditório do sindicato, a direção sindical homenageou os fundadores da Apema, que passou a se chamar Sindipema em 1990, mesmo ano em que a entidade filiou-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Na comemoração, foram homenageadas/os as professoras Margarida Maria Cruz, Almira Gois e Claudina da Conceição Costa, além dos professores José Américo Pimentel Silva, Getúlio Gomes Nunes, Jadilson da Silva, Quintino Meneses e Antônio César Cabral de Oliveira.

“O gênesis foi a união dos professores e professoras em uma sala da EMEF Presidente Vargas. Ali criamos a Apema para fortalecer e defender a nossa categoria”, relembrou o prof. Getúlio. A profª. Claudina afirmou que, no começo, “muitos não acreditaram que era possível, mas depois se uniram a nós e criamos a Apema, que hoje chamamos de Sindipema”.

O prof. Antônio César Cabral enfatizou que “com o passar de 37 anos, são dois sentimentos que se destacam: um sentimento de orgulho pela trajetória do Magistério ao longo desses anos. E outro sentimento é de tristeza, pois, apesar de todo esse tempo, ainda lutamos por direitos básicos”, lamentou o ex-professor da rede municipal de ensino, hoje professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Outro momento de muita emoção foi a homenagem em memória ao Prof. Diomedes, ex-presidente e uma grande referência para o Sindipema, que faleceu em agosto de 1993. Familiares de Diomedes estiveram presentes e externaram seu sentimento de orgulho e gratidão. “Eu me lembro de vir com meu pai para as reuniões que aconteciam aqui. São lembranças que sempre levarei comigo. E hoje, meu filho está aqui comigo como meu pai fazia. Muito obrigado pela homenagem ao meu pai. Estamos felizes e emocionados”, declarou Nelson Moura, filho de Diomedes.

A profª Cátia Oliveira, Secretária de Comunicação, ressaltou a importância do legado do prof. Diomedes na história do Sindipema. “Eu não tive o privilégio de conhecer Diomedes, mas sei da sua história. Ele vive na história do sindicato e no coração de cada professor que luta. Vivemos o legado de Diomedes e nos espelhamos em sua história para construir a luta do Magistério”, afirmou.

Também participou da solenidade a ex-presidenta do Sindipema, Maria Elba da Silva, que salientou a importância da nova constituição que garantiu direitos de mobilização, afirmando que ‘‘a partir de uma nova constituição que a gente conseguiu o direito de se sindicalizar, de mobilizar e de lutar pela nossa carreira’’.

O ex-presidente Jorge Carvalho também foi um dos homenageados do evento e ressaltou que ''sente muito orgulho com a semente que foi plantada em 1985, com a fundação da Apema, e hoje amadureceu se tornando um dos sindicatos mais importantes do estado de Sergipe ’’.

O evento também contou com a participação do Deputado Estadual Iran Barbosa (Psol), que enfatizou a trajetória atual do sindicato como resultado de várias lutas da categoria e de seus fundadores, e da  assessoria da vereadora Profª Ângela Melo (PT), que estava impossibilitada de comparecer por conta do diagnóstico positivo para Covid-19.

“É muito gratificante ter este momento, onde mantivemos cada vez mais viva a rica história do nosso sindicato. É preciso olhar para o passado, aprender com ele e construir o presente e o futuro. O Sindipema é de todas e todos os profissionais do ensino. Parabéns a todos e todas que fizeram e fazem parte desta construção”, enfatizou o presidente do Sindipema, Obanshe Severo.

Para o Secretário de Formação Política, Cláudio de Brito, o Sindipema precisa valorizar o legado de todos que passaram pela entidade. “Temos que valorizar o que há de mais importante: as pessoas'', lembrou o dirigente sindical.

Na ocasião, a 2ª Secretária do Sindipema, profª Custódia Maria, destacou a importância da organização das trabalhadoras e trabalhadores da educação. A secretária ainda apontou a honra que é continuar o trabalho da antiga Apema — hoje Sindipema — na luta por direitos que, infelizmente, envolve uma trajetória de ‘‘tristeza’’ pela condução dos gestores municipais com a pasta da educação.

Na abertura e no encerramento do evento, a animação ficou por conta do músico Luiz Fontineli, cantando parabéns ao Sindipema e muito forró.