Direção do SINDIPEMA participa de reunião com secretária da Educação

20/04/2017 16:14

Direção do SINDIPEMA participa de reunião com secretária da Educação

Na manhã desta quinta-feira, dia 20 de abril, a direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA) esteve reunida com a secretária municipal da Educação, Cecília Tavares, para discutir mais pontos da pauta de negociação 2017 da categoria. A reunião teve como base a solicitação do sindicato para tratar os seguintes pontos: início das atividades das comissões; pagamento do 13º salário; reajuste do piso do Magistério; quadro de trabalhadores e violência nas escolas. Estiveram presentes o presidente do sindicato, o professor Adelmo Meneses Santos e os diretores Zélia Nascimento, Joelma Dias, Pureza Santos e Magna Araujo.

A diretoria foi informada de que na próxima semana duas comissões – e nas quais o SINDIPEMA tem participação – começam a funcionar: a que vai realizar os estudos para a volta da Gestão Democrática na rede, e a que vai avaliar os critérios para a concessão de licença para cursos/estudos. Além disto, também na próxima semana começam as reuniões para discutir e encaminhar as licenças especiais da categoria.

A secretária falou sobre outro ponto que tem sido muito cobrado pela direção sindical à prefeitura da capital: a maneira como será pago o 13º salário. Segundo Cecília Tavares, a gestão municipal irá manter o que vinha sendo feito há anos, mas foi ‘quebrado’ pela ex-gestão, que é o pagamento em duas parcelas, sendo a primeira no mês de aniversário do servidor e a segunda, no mês de dezembro. O calendário tem início no mês de maio com o pagamento da primeira parcela do décimo para os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro.

Quanto ao pagamento do reajuste de 7,64% referente ao Piso Nacional do Magistério, a secretária da Educação informou que a equipe de governo está finalizando os estudos sobre o impacto que esta correção irá causar na folha de pagamento. Comunicou, ainda, que na próxima semana o resultado desses estudos será apresentado à direção do SINDIPEMA.

Sobre a cobrança de mais professores para atender a demanda reprimida e equipe de pessoal para atuar nos setores administrativos das unidades, Cecília Tavares garantiu que em breve estará no site da PMA, o www.aracaju.se.gov.br o edital para a contratação de 73 professores substitutos e 55 cuidadores de creches. Avisou que análises para a licitação objetivando a contratação de cuidadores para a Educação Especial e de porteiros já está em andamento, mas ainda não tem previsão para aumentar a quantidade de pessoal nos setores administrativos das unidades da rede.

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A direção sindical cobrou da secretária Cecília Tavares um posicionamento quanto à falta de segurança nas escolas da rede pública municipal, e foi informada de que já estão sendo feitas análises para resolver o problema em toda a rede. A gestora da SEMED comunicou à diretoria que ordens de serviço para reformas em algumas escolas da rede, visando dar mais segurança à comunidade escolar já foram assinadas, e que a Guarda Municipal foi instalada de forma permanente na EMEF. Jornalista Orlando Dantas, unidade que tem sido frequentemente vítima de invasão de bandidos armados.