Importância do professor Diomedes Silva é apresentada a estudantes

23/06/2017 08:38

Importância do professor Diomedes Silva é apresentada a estudantes

“Falar sobre o professor Diomedes é sempre uma honra por vários motivos, e dentre eles estão o fato de ter sido uma pessoa importante na defesa da educação pública municipal; por ter sido um homem público sempre muito simples, inclusive no trato com as pessoas; pela importância que representa para o sindicalismo sergipano, meio com o qual contribuiu ativamente e onde foi sempre muito querido e respeitado”.

Esta declaração sobre um dos fundadores do SINDIPEMA, há 32 anos, quando era ainda uma associação, foi dada pelo presidente do sindicato, o professor Adelmo Meneses Santos, aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. A conversa aconteceu na tarde da última segunda-feira, dia 19 de junho, durante a visita que cerca de 70 alunos da unidade escolar fizeram à sede do sindicato. O bate-papo com os pequenos sobre esta personalidade ilustre foi no auditório que leva o nome dele, que também é o patrono da escola.

O jeito com que Diomedes trabalhava, o amor que tinha pela luta sindical, como ele conseguiu envolver jovens professores na batalha pela implantação de escolas em bairro periféricos da cidade, a exemplo do Santa Maria, foram falados por Adelmo Meneses aos estudantes e também para os professores e coordenadores da escola. Inclusive, o professor Diomedes foi um dos que lutou para retirar crianças e adolescentes do lixão existente, à época, no Santa Maria.

Não foi apenas o fato de Adelmo Meneses estar à frente do SINDIPEMA que o ‘credenciou’ para falar com propriedade sobre Diomedes Silva, mas também, a amizade que possuíam. “Foi através dele que ingressei na vida sindical e foi com ele que aprendi muita coisa. O acidente de trânsito que o vitimou fatalmente abalou a toda a categoria porque ele era extremamente atuante”, frisou o presidente do sindicato.

A secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Joelma Dias Silva, também conversou com os alunos, afinal de contas, ela foi a primeira coordenadora pedagógica da escola Diomedes Silva, onde atuou por quase oito anos. Ela falou sobre a importância da unidade de ensino na transformação da realidade do Santa Maria. A conversa que Adelmo Meneses e a direção do SINDIPEMA tiveram com os estudantes faz parte do projeto ‘Museu das Pessoas’ desenvolvido pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, e tem como coordenadora Maíra Ielena Cerqueira da Graça.

O Diomedes é a primeira escola a participar do projeto, que tem como objetivo realizar levantamentos biográficos de patronos, pessoas representativas para as unidades de ensino ou que são importantes e moram no entorno da escola para compor pequenos museus escolares. O trabalho também pode resultar na compilação de dados sobre a história da escola. Outro objetivo é despertar a sensação de pertencimento do estudante à escola onde está matriculado, e despertar neste jovem o protagonismo juvenil.