Direitos e deveres dos integrantes do Magistério foram debatidos no SINDIPEMA

23/08/2017 12:27

Direitos e deveres dos integrantes do Magistério foram debatidos no SINDIPEMA

Na tarde desta terça-feira, 23 de agosto, os professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju participaram da plenária “Hora de Estudo. Direito!”, que teve como palestrante o presidente do SINDIPEMA, o professor Adelmo Meneses Santos. Antes da palestra houve apresentação do esquete teatral “As Marias que não vão com as outras”, o mesmo realizado nos calçadões do centro comercial da cidade no dia 17 de agosto, quando ocorreu o cortejo de protesto e mobilização dos professores da rede.

 

Adelmo Meneses explicou aos presentes, de maneira detalhada, os principais pontos das leis que regem a profissão dos que trabalham nas escolas da prefeitura de Aracaju, que são o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério. As discussões foram mediadas pela secretária de Formação Político Sindical e Educacional, Luciana Ramos. O momento foi, ainda, para dirimir dúvidas existentes sobre o Estatuto e o Plano de Carreira que ainda permeiam o ambiente escolar.

 

Para chegar à situação atual, o presidente do sindicato refez a história da entidade desde a fundação, em 1985, como APEMA. Lembrou que a primeira eleição para diretor escolar aconteceu em 1986, durante o período milita, ano em que também houve concurso para professor para ingresso na rede municipal. Foi a partir deste momento que a categoria começou a ser organizar e como resultado surgiu o Estatuto. Reforçou para os presentes que o programa Horas de Estudo é o resultado de uma luta da categoria e frisou a importância dele enquanto instrumento de formação.

 

“Não podemos, em momento algum, abrir mão deste direito. Pelo contrário, temos que lutar cada vez mais para que ele aconteça em um modelo que atenda as necessidades da escola, dos professores. Por isso defendemos que a secretaria da Educação tem que fazer o planejamento das Horas ouvindo a escola, e mais ainda, valorizando os especialistas, mestres e doutores que integram a rede e têm muito a colaborar”, declarou Adelmo Meneses.

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email