‘Saúde do professor’ é tema de campanha do SINDIPEMA

19/10/2017 09:34

‘Saúde do professor’ é tema de campanha do SINDIPEMA

Recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) mostrou que os principais distúrbios que vêm acometendo os professores e, consequentemente, afastando muitos das salas de aula são estresse, ansiedade, problemas na voz, fadiga e depressão. Os questionários aplicados levaram em consideração aspectos pessoais e profissionais, condições físicas das escolas e a incidência na saúde dos educadores, e a relação deles com os meios de comunicação e a cultura. Sobre a influência do ambiente de trabalho na saúde foram indicados como problemas o assédio moral, a dificuldade de aprendizagem do aluno como fator estressante para a atividade laboral ao lado da jornada excessiva, do número de estudantes em sala de aula e da falta de material pedagógico.

Embora tenha sido feita com cerca 800 professores de todos os estados do Brasil, esta realidade não está distante da existente na rede pública municipal de ensino de Aracaju. Embora não tenha informado os principais tipos de problemas ocupacionais que têm afetado os docentes da rede, o setor de perícia médica da Prefeitura e Aracaju disse que, de janeiro a setembro deste ano, 301 professores tiveram que se afastar em decorrência de problemas de saúde, uma média de 33 a cada mês.

Preocupada com esta realidade, a direção executiva do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA) decidiu lançar a campanha “Saúde do Professor”, que ao longo de um ano vai realizar uma série de atividades que forneçam bem-estar aos filiados e que sejam, também, preventivas de alguns dos males que assombram a categoria. Por saber que existem situações cuja resolutividade é dever do poder Público, neste caso, da secretaria municipal da Educação, a exemplo da precária infraestrutura e da falta de segurança nas unidades de ensino que tem afetado física e psicologicamente os professores, a direção executiva do sindicato vai cobrar de forma contundente que esses problemas sejam sanados. O lançamento da campanha acontece nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 16h, na sede do SINDIPEMA, com a realização de um ciclo de conhecimento composto por palestras sobre ‘atividade física e bem-estar’, ‘saúde do trabalhador da educação’, ‘finanças e saúde’ e ‘o ato de envelhecer com qualidade de vida’. A tarde contará ainda com a apresentação do coral Sindivoz e de dança.