Pontos turísticos de Aracaju são temas de projeto do SINDIPEMA voltado para os professores aposentados

23/05/2018 11:08

Museu da Gente Sergipana

Os encantos que a capital sergipana oferece e que são atrativos para turistas e os próprios moradores serão os cenários das três etapas do projeto “Viver Aracaju”, que está sendo realizado pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA) através da secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários. A primeira etapa foi realizada na tarde da última sexta-feira, dia 18 de maio, quando 40 participantes estiveram – algumas delas pela primeira vez – no Museu da Gente Sergipana – Governador Marcelo Déda, localizado na avenida Ivo do Prado e inaugurado em novembro de 2011. O Museu foi a primeira parada daquela tarde e no local, o grupo conheceu um pouco mais sobre a história do tradicional prédio do Atheneuzinho e toda a cultura e representatividade da sergipanidade que ele abriga. O projeto conta com a presença de um guia de turismo credenciado.

A segunda parada foi logo em frente ao Museu, no Largo da Gente Sergipana, inaugurado este ano, portanto, o mais novo ponto turístico não só da cidade, mas do Estado, onde estão nove grandes esculturas, cada uma representando uma manifestação folclórica de Sergipe: Lambe Sujo, Taieira, Barco de Fogo, São Gonçalo, Reisado, Bacamarteiro, Cacumbi, Chegança e Parafuso. “O Largo é uma instalação artística urbana integrada à paisagem natural do Rio Sergipe e ao centro histórico de Aracaju, potencializando uma experiência sensorial de valorização da nossa identidade cultural”, definem os idealizadores do espaço.

Após a saída do Largo, o grupo foi levado até a feira de artesanato localizada na Orla de Atalaia, mais uma opção para comprar produtos bons, com preços acessíveis e que são lembranças da cidade. Ainda na Orla de Atalaia, as aposentadas do SINDIPEMA posaram para fotografia diante dos Arcos, da escultura “Eu amo Aracaju” e da escultura do caranguejo gigante, outro símbolo da cidade e que representa um dos espaços mais badalados da noite aracajuana, a passarela que recebe o nome do crustáceo, e onde estão diversos bares onde a iguaria é um dos pratos mais pedidos. O último ponto turístico visitado foi a Orla Pôr do Sol, localizada na região do Mosqueiro, à beira do Rio Vaza Barris. A Orla foi inaugurada em novembro de 2010 e além do píer, dos bares e de ter se tornado área de referência para a realização de esportes náuticos, o que mais chama a atenção do local é o fenômeno natural que dá nome ao espaço, o pôr do sol, que foi contemplado pelo primeiro grupo do Projeto Viver Aracaju.

As datas das duas próximas etapas já estão definidas: 19 de junho (2ª etapa) e 24 de julho (3ª etapa). É importante informar que os participantes desta primeira etapa não poderão integrar o grupo da segunda e terceira fases, encaminhamento que também servirá para o grupo da segunda fase com relação à terceira. Esta decisão tem como objetivo contemplar um maior número de aposentados filiados ao sindicato. Para participar do projeto é necessário efetuar inscrição, cujo período será informado posteriormente através do site do facebook do SINDIPEMA. O Viver Aracaju tem como objetivo fazer com que os sentimentos de amor e orgulho por Aracaju cresçam ainda mais em cada participante à medida em que conheçam pontos turísticos importantes da cidade e um pouco da história de cada lugar.