Presidente do Sindipema fomenta discussão sobre direitos dos professores

30/11/2021 12:15

Presidente do Sindipema fomenta discussão sobre direitos dos professores

Ontem (29), o presidente do Sindipema, professor Obanshe D’acelino, foi convidado para compor a banca avaliadora de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Educação Física, na Universidade Federal de Sergipe.

O projeto da recém aprovada, Letícia Agripina, abordou o tema “Olha que neguinha (afro)ntosa! Aí é da Maloca’: Problematizando o racismo na escola a partir da relação cinema e educação física. ”

Em uma de suas falas, após parabenizar Letícia pela excelente pesquisa, Obanshe falou sobre a situação do magistério de Aracaju. “É muito importante que nós, professores e professoras, lutemos juntos por concurso público em nossa capital. Mais de 25% dos professores em educação física são contratados e não tem seus direitos trabalhistas garantidos, demonstrando que o prefeito Edvaldo Nogueira não respeita o plano nacional de educação”, afirma Obanshe.

O presidente também falou sobre uma educação antirracista nas unidades de ensino, dizendo que “é de suma importância estreitar os laços com a rede municipal de ensino, para que sejam desenvolvidas políticas públicas antirracistas. Precisamos discutir isso dentro das escolas”.

A educação antirracista problematiza criticamente os valores violentos ensinados desde a colonização do Brasil, tendo em vista desnudar as estruturas sociais que promovem segregação e profunda desigualdade social.

Parabenizamos a professora Letícia Agripina pela aprovação.