Há 100 anos bandeira de Sergipe era criada
A bandeira do estado de Sergipe foi criada pelo comerciante industrial José Rodrigues Bastos Coelho. O negociante necessitava de um símbolo que identificasse de que estado procediam suas embarcações, que levavam sal e outros produtos para Pernambuco e Bahia, e elaborou uma bandeira para este fim. Toda a frota de José Rodrigues possuía a bandeira hasteada em seu mastro. Com o tempo, ela tornou-se tão popular que os outros estados passaram a considerar o símbolo como sendo a bandeira sergipana, até que em 19 de outubro de 1920 foi adotada pelo então governador Pereira Lobo como bandeira oficial do estado de Sergipe.
A bandeira de Sergipe é formada por um retângulo dividido em quatro faixas horizontais nas cores verde e amarela, alternadamente. No canto superior esquerdo está disposto um retângulo azul com cinco estrelas brancas, uma em cada canto e uma maior no centro. Em 1951 houve uma alteração: as cores foram mantidas, mas o retângulo azul passou a conter 42 estrelas, que representavam o número de municípios sergipanos na época. No ano seguinte a essa alteração, em 1952, a bandeira antiga foi reestabelecida.
SIMBOLISMO
As cores usadas na bandeira de Sergipe são as cores encontradas na bandeira do Brasil.
A cor verde representa as matas e a diversidade natural do estado;
A cor amarela simboliza a riqueza mineral;
O azul representa o céu sergipano;
As cinco estrelas brancas de cinco pontas simbolizam as cinco fozes de rios existentes no estado do Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-barris, Piauí e Real (esses dois últimos rios dividem a mesma foz).