NOTA DE APOIO À LUTA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

06/06/2024 15:33

NOTA DE APOIO À LUTA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) expressa sua solidariedade e apoio irrestrito às professoras e professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, atualmente paralisados e ocupando o prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A luta do Sintese é legítima e fundamentada em reivindicações cruciais para a valorização da educação e dos profissionais que a constroem. Os motivos da greve são claros e urgentes:

• Descongelamento das Gratificações: As gratificações, que são um direito assegurado aos docentes, estão congeladas, afetando diretamente o sustento e a dignidade dos profissionais da educação.
  • Melhorias nas Condições de Trabalho: A falta de condições adequadas de trabalho prejudica o desempenho dos professores e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida aos alunos.
  • Retorno dos Auxílios Internet e Tecnológico: Essenciais durante a pandemia, esses auxílios continuam sendo necessários para garantir a continuidade das atividades educacionais com qualidade.
  • Convocação de Concurso Público: A contratação de novos profissionais é vital para suprir a carência de professores e assegurar o funcionamento adequado das escolas.
  • Recuperação do Poder Aquisitivo: Com a inflação e o aumento do custo de vida, é imprescindível a correção salarial para manter o poder aquisitivo dos professores, conforme estabelece o Estatuto da Educação Estadual de Sergipe.

A situação dos professores no Brasil é reflexo de um cenário global de desvalorização da profissão, onde os docentes enfrentam desafios como baixos salários, falta de reconhecimento e condições precárias de trabalho. No entanto, é preciso ressaltar que a educação de qualidade é um direito fundamental e um pilar para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa.

Os professores e professoras são os verdadeiros heróis da educação, dedicando-se incansavelmente à formação das futuras gerações, mesmo diante de adversidades. É dever do Estado reconhecer e valorizar esses profissionais, garantindo-lhes os direitos previstos na legislação e oferecendo condições dignas de trabalho.

A luta dos professores de Sergipe é justa e necessária, e o Sindipema reafirma seu compromisso em apoiar todas as ações que visem à melhoria da educação e à valorização dos profissionais da área. Juntos, somos mais fortes e capazes de construir um futuro melhor para a educação no Brasil e no mundo.

Aracaju, 6 de junho de 2024.