Nota de Solidariedade aos Professores e Professoras da Rede Pública de Ensino do Pará
O Magistério Público do município de Aracaju, através da sua entidade de classe, o Sindipema, se solidariza com as professoras e os professores da rede estadual do Pará que sofreraram golpes terríveis da gestão do governo do estado por meio da retirada de direitos históricos da categoria.
O governador Helder Barbalho (MDB), além de enviar um pacote de maldades para votação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com projetos de leis nocivos aos servidores, entre os quais o PL 729/2024, que representa um marco de retrocessos ao alterar drasticamente o Estatuto do Magistério daquele estado, prejudicando os profissionais da educação, permitiu que a sua polícia militar tratasse a categoria do Magistério com extrema truculência, utilizando balas de borracha e spray de pimenta. Dois professores foram atingidos com balas de borrachas. Um deles, no rosto.
A luta pelos direitos de professores e professoras e por uma educação pública de qualidade social como instrumento de transformação da sociedade deve romper as barreiras. Precisamos sempre repudiar e mostrar ao mundo os gestores que desrespeitam nossos direitos!
A Diretoria do Sindipema