Sindipema realiza primeira reunião de trabalho com a Secretária de Educação
A primeira reunião com a nova gestão municipal para discutir os desafios e avanços do magistério público foi realizada a pedido do sindicato.
A direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) reuniu-se , nesta segunda-feira, com a Secretária Municipal de Educação, Edna Amorim, para tratar de questões fundamentais para a qualidade da educação no município, que passa pela valorização dos/as docentes e pelo bem-estar dos alunos e alunas.
A primeira questão destacada pelos dirigentes do Sindipema foi a apresentação de um relatório detalhado sobre as reivindicações da categoria e as ações realizadas até o momento. O documento aborda desde melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação até a necessidade de ajustes na infraestrutura escolar, com o objetivo de garantir um ambiente mais adequado ao ensino e à aprendizagem, ideal para o desenvolvimento dos estudantes.
Na pauta, a direção do Sindipema abordou, além da estrutura das escolas, temas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a necessidade de continuidade das comissões de trabalho, concurso público e gestão democrática. O professor Obanshe destacou que “a comunidade escolar precisa ser ouvida, e as necessidades de cada unidade de ensino devem ser consideradas e respeitadas”.
"Esse é o nosso primeiro contato com a nova gestão. A prefeita Emília Correia demonstrou-se disposta a resolver os problemas da educação. Agora estamos, aqui, dialogando com a secretária Edna Amorim e esperamos que tudo que foi discutido seja concretizado", afirmou o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo.
Outro ponto central da reunião foi a crescente falta de espaços verdes nas escolas municipais. A ausência de áreas adequadas para práticas de educação ambiental, fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, foi apontada como um desrespeito ao compromisso da educação pública com o meio ambiente.
"A área verde dentro da escola auxilia nas práticas pedagógicas. O que temos visto são escolas com muito 'cimento' e sem uma área verde para que os professores e professoras possam trabalhar com os/as estudantes. Isso é um desrespeito à educação", protestou a vice-presidente do Sindipema, Sandra Beiju.
A direção do Sindipema cobrou um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação para reverter essa situação e promover práticas mais sustentáveis.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi um tema de destaque. O Sindipema reforçou a importância de fortalecer esse segmento, com foco especial na ampliação das matrículas e na manutenção da EJA em pleno funcionamento.
Além disso, foi discutido o fim do represamento das progressões e licenças, direitos dos docentes garantidos por lei. O Sindipema ressaltou a importância de assegurar esses direitos como forma de valorizar os educadores e reconhecer o esforço e dedicação de cada um no processo de ensino.
A secretária e sua equipe demonstraram grande receptividade e informaram que estão avaliando medidas para agilizar esse processo, com o objetivo de implementar melhorias significativas para a categoria.
Ao final da reunião, ambas as partes demonstraram disposição para continuar o diálogo e trabalhar em conjunto na resolução dos desafios apresentados, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em Aracaju.
Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva.