Nova reunião com a gestão municipal não promoveu avanços

19/09/2017 11:49

Nova reunião com a gestão municipal não promoveu avanços

Foto - Ascom SEMED

Durante a reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 18 de setembro, entre a comissão de negociação do SINDIPEMA (composta por membros da direção sindical e professores da base), a secretária municipal da Educação e os vereadores professor Iran Barbosa e Bittencourt, a posição da categoria voltou a ser defendida, de que a prefeitura tem condições de conceder o reajuste do Magistério, no percentual de 7,64%. Os professores não abrem mão da contraproposta encaminhada para a gestão municipal, de a prefeitura de Aracaju pagar o piso até o final do ano e negociar o retroativo de janeiro a agosto. A vice-prefeita Eliane Aquino não compareceu à reunião, mesmo tendo se comprometido em reunião anterior, ocorrida no dia 14 de setembro.

A greve geral, iniciada no dia 1º de setembro, ainda não tem data para ser encerrada. Nova assembleia acontece nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 9h30, quando as decisões sobre o movimento serão tomadas pela categoria. Durante a reunião desta segunda-feira, a secretária da Educação, Cecília Tavares, voltou a informar que reconhece como legítima a luta dos professores, mas reafirmou o discurso de falta de condições financeiras para cumprir a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.

“Essa reunião não é para apresentar uma proposta de pagamento do reajuste do piso, mas para apresentar os dados que nós temos sobre os recursos disponíveis, confrontar com os dados que vocês têm e dialogar sobre as possibilidades de negociarmos esse reajuste. Estamos apenas abrindo o diálogo com transparência. Não temos uma proposta”, informou a Secretária. Ficou acordado que uma nova reunião entre os mesmos participantes será realizada ainda esta semana. A direção sindical está aguardando a SEMED comunicar a data e a expectativa é de que ela aconteça antes da assembleia geral.

Os detalhes de todas as reuniões ocorridas serão passados para a categoria na assembleia do dia 21/09. Nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, os professores da rede pública municipal de ensino realizam ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, onde vão protocolar pedido junto à Corte de Contas para que a Lei do Piso seja cumprida. (Com informações da Assessoria de Comunicação do vereador professor Iran Barbosa)