Professores da rede pública municipal decidem entrar em estado permanente de assembleia

16/02/2018 11:45

Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta, 16 de fevereiro, os professores da rede pública municipal de ensino decidiram aderir à greve geral nacional contra a reforma da Previdência, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, e participar dos atos que serão realizados em Aracaju. Também aprovaram a realização de nova assembleia da categoria no dia 1º de março, às 15h30, quando serão avaliados os resultados dos encaminhamentos tomados até então, e que dizem respeito à negociação da pauta de reivindicação 2018 do Magistério municipal. Outro assunto que pode ser ponto de pauta da próxima assembleia é a chegada, ou não, à Câmara de Vereadores, do projeto de Lei que revoga a Lei 121/2013 e restitui a Gestão Democrática na rede.

De acordo com o presidente do SINDIPEMA, o professor Adelmo Meneses Santos, há informações de que a PMA estará mandando o projeto de Lei para o Legislativo municipal tão logo a Casa reinicie os trabalhos, o que acontece dia 20 de fevereiro. “Vamos buscar saber se o projeto que está sendo encaminhando contempla todas as discussões que foram feitas sobre o assunto, e que tiveram a participação dos professores. Caso o texto esteja diferente do que aprovamos vamos brigar para que seja alterado e que contemple, em essência, a Gestão Democrática da Educação”, garantiu o dirigente sindical. E justamente por isso que os professores decidiram entrar em estado permanente de assembleia, pois, se houver alguma novidade com relação ao assunto antes do dia 1º, a categoria será convocada em regime de urgência.

Adelmo Meneses lamentou o fato de, até o momento, a Lei 121/2013 não ter sido revogada, indo de encontro ao que os professores têm defendido desde 2013. Esta revogação fora, inclusive, uma das promessas do prefeito Edvaldo Nogueira para os professores. O presidente do sindicato também alertou os presentes para o fato de que a escola é a responsável pela elaboração do calendário letivo da unidade de ensino, e que este deve ser aprovado pelo conselho escolar, pois a secretaria municipal da Educação está querendo impor o calendário 2018 para as unidades de ensino, mesmo sem conhecer a realidade específica de cada comunidade escolar.

Quanto à pauta de negociação 2018 da categoria, as negociações com o prefeito e com a secretária Cecília Tavares ainda não foram iniciadas. Uma primeira reunião com representantes da SEMED estava marcada para a manhã da última quinta-feira, 15 de fevereiro, mas foi remarcada para o dia 19/02, às 17h. “Mesmo sendo no dia da greve geral nacional iremos para a reunião, porque o que está em jogo também é muito sério, que são as nossas condições de trabalho e o reajuste do piso salarial do profissional do Magistério referente aos anos 2017 e 2018”, observou Adelmo Meneses.

E por falar em piso salarial da categoria, o presidente do sindicato deu os seguintes informes aos presentes à assembleia: que a ação judicial que cobrava o pagamento do retroativo do piso dos meses de janeiro a abril de 2015 foi ganha pelo sindicato, mas a prefeitura recorreu da decisão; e que a ação judicial com o mesmo propósito, mas para o retroativo do ano 2016 foi julgada improcedente pelo juízo da 12ª Vara, decisão que já está sendo contestada pela assessoria jurídica do SINDIPEMA. Também foi passado o informe de que, nos dias 24 e 25 de fevereiro, os novos representantes de base do sindicato nas escolas estarão em formação, curso que será ministrado por um membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).