Lançadas novas ações da Campanha Saúde do Professor

18/04/2018 17:24

Lançadas novas ações da Campanha Saúde do Professor

Camila Vorkapic, Eduardo Teles, Adelmo Meneses, Luiz Paulo e Luciana Ramos

A edição mais recente do Sindisexta, projeto cultural realizado pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), e que aconteceu na noite do dia 13 de abril teve como tema central a saúde do professor. O assunto foi abordado em dois momentos: o primeiro através de um esquete do grupo teatral TAMPA, que de forma bem descontraída fez com que os presentes ao evento refletissem sobre o quão importante é estar atento aos sinais apresentados pelo corpo; sobre a necessidade de cuidar regularmente da saúde e ainda, de incentivar quem faz parte da rotina familiar a ter as mesmas ações.

O segundo momento foi protagonizado pelos professores Camila Vorkapic, Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/UFRJ; Eduardo Teles, Mestre em Educação Física pela UFS; e Luiz Paulo de Souza, Mestre em Nutrição Humana pela UFAL, que juntos vão desenvolver o Programa Cuca Zen, uma das ações da Campanha Saúde do Professor, que está sendo promovida pelo SINDIPEMA desde o final do ano passado. A noite contou ainda com a apresentação musical de Edson Joy.

A convite do presidente do sindicato, o professor Adelmo Meneses Santos, eles participaram do Sindisexta para fazer a apresentação do Cuca Zen e explicaram como as ações, que acontecerão em oito encontros já a partir do mês do maio, vão impactar positivamente na vida dos participantes, que serão os profissionais da Educação, ativos e aposentados, filiados ao sindicato. Os principais objetivos do Cuca Zen são melhorar a autorregulação emocional, promover a redução da ansiedade, do stress e atenuar a quantidade de professores afastados da sala de aula por problemas decorrentes do trabalho.

“A ideia deste programa é de que as atividades realizadas passem a ser pontuadas gradualmente, pois queremos promover educação, ou seja, fazer com que seja despertada nas pessoas a consciência, a vontade de melhorar a saúde do corpo, e a mental, por meio do exercício físico e de práticas contemplativas, estratégias comprovadamente eficazes na prevenção e auxílio no tratamento de transtornos da mente, até porque esse tema ainda é cheio de muitos tabus que precisam ser quebrados”, observou o professor Eduardo Teles. Ele frisou que os transtornos de humor e ansiedade são, atualmente, os principais motivos de incapacitação e redução da produtividade, afirmativa que reforça os dados coletados pelo sindicato junto à perícia médica da prefeitura de Aracaju.

De acordo com o levantamento apresentado ao SINDIPEMA, de 2016 para 2017, a quantidade de professores afastados de sala de aula por transtornos mentais e comportamentais cresceu em 72%. Este é o novo cenário dos problemas que afetam os docentes da rede. Antes, os principais motivos que incapacitavam esses profissionais estavam ligados às patologias do aparelho respiratório, e do sistema osteomolecular e do tecido conjuntivo. Eles continuam sendo registrados, porém, em números bem menores.

“O professor Luiz Paulo faz parte da rede pública municipal de ensino e ouviu do presidente do sindicato, em uma das assembleias, os dados sobre as doenças laborais e os motivos que levaram ao início da Campanha Saúde do Professor. Como fazemos parte do mesmo grupo de pesquisa na Universidade Tiradentes ele levou para nós os dados, que são bem impactantes. Como já vivenciamos as demandas relacionadas ao exercício físico e a algumas técnicas contemplativas na saúde mental, só que em outros públicos, vimos a oportunidade de poder celebrar um casamento perfeito entre as atividades que realizamos e este público específico, que se apresentou bem carente de uma demanda que podemos suprir”, explicou Eduardo Teles. Toda a proposta e cronograma das ações do Cuca Zen foram construídas democraticamente pelo grupo de estudos e a direção executiva do sindicato.

O cronograma de atividades do Programa Cuca Zen é composto por palestras com temáticas relacionadas à saúde mental e exercício físico; avaliação preliminar da condição geral de saúde física e mental dos participantes, porém, sem fins diagnósticos; oficinas para a melhora da aptidão física e cuidados com a saúde; práticas do yôga e meditação; exercícios calistênicos e ao ar livre; alongamento; caminhadas; socialização e passeios. O primeiro evento já está marcado: será uma palestra sobre ‘Exercício físico e saúde mental’, no dia 9 de maio, às 16h30, no auditório do SINDIPEMA, ministrada pela Dra. Camila Vorkapic.