26/12/2022 Notícias

Em assembleia, gestores/as escolares elegem representantes para o Cacs-Fundeb

Na última segunda-feira, 19 de dezembro, foi realizada assembleia extraordinária do magistério público municipal de Aracaju, com o objetivo de eleger os representantes das direções escolares que atuarão no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs-Fundeb). O Sindipema realizou convocação voltada às equipes gestoras da rede pública municipal, buscando a participação massiva dos gestores na escolha dos seus representantes.

Na oportunidade, ao/as gestores/as escolares escolheram, por unanimidade, o professor Cláudio de Brito Bastos Chaves Júnior, diretor da EMEF Juscelino Kubitschek, como representante titular e Carla Christina Gonçalves dos Santos, diretora da EMEF José Conrado de Araújo, como suplente. “Ocupar este espaço é fundamental, sobretudo para nós diretores e diretoras, para realizarmos a fiscalização e controle das verbas destinadas à educação pública”, afirma o professor Cláudio de Brito. A professora Carla Christina comemorou a eleição, destacando a importância de fazer esse acompanhamento sempre pensando na coletividade que compõe a comunidade escolar.

Os/as representantes eleitos/as participarão do Cacs-Fundeb de 2023 a 2026, com a principal atribuição de acompanhar a destinação, pela prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Educação, das verbas vinculadas constitucionalmente para financiamento da Educação Básica Pública.

Representantes dos/as professores/as da rede municipal de ensino

Na assembleia do dia 19, também foram apresentadas as representantes do magistério público municipal no Cacs-Fundeb. A professora Patrícia Oliveira Seixas, lotada na EMEF Núbia Marques e hoje Secretária-Geral do Sindipema, foi eleita representante titular. Já a professora Maria Angélica de Jesus Santos, da EMEF Professor Diomedes Santos Silva, foi eleita suplente.

“As corretas distribuição, transferência e aplicação das verbas do Fundeb são essenciais para o funcionamento da educação pública. Em Aracaju, temos muitos problemas na rede de ensino justamente porque essas verbas não são totalmente aplicadas de forma correta”, lamenta a professora Patrícia Seixas. “O nosso papel é acompanhar de perto e defender, dentro e fora do Conselho, que esses recursos, tão importantes para o futuro das nossas crianças e jovens, sejam utilizados de maneira eficiente e estratégica”, completa.

Indicação de representantes para concorrer às vagas da sociedade civil

O Cacs-Fundeb tem duas vagas destinadas às entidades da sociedade civil. Contudo, a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira realizou uma manobra na divulgação do edital que impediu as inscrições dos representantes das Organizações da Sociedade Civil - OSC - interessados em concorrerem às vagas. O Edital é datado do dia 15 de dezembro mesma data em que abre as inscrições. Porém, a divulgação do edital apenas ocorre no Diário Oficial do Município de Aracaju no dia 16 de dezembro, no dia seguinte. Importante destacar que a publicação aconteceu no final da tarde de uma sexta-feira. O Sindipema já tomou as medidas legais cabíveis para garantir ampla divulgação do processo e participação de todas as instituições interessadas. Saiba mais detalhes clicando aqui.

 

Notícias relacionadas