Fortes chuvas revelam o descaso do governo municipal com a educação pública de Aracaju

26/05/2023 16:46

A semana foi de chuvas fortes e intensas no município de Aracaju. Devido à falta de planejamento, ações de infraestrutura e políticas preventivas por parte do governo municipal, a população aracajuana sofreu com uma série de transtornos, alagamentos e enchentes. Em casos mais graves, famílias ficaram até mesmo desabrigadas.

Após receber diversas denúncias sobre as péssimas condições das escolas da rede municipal de ensino, a direção do Sindipema (Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju) realizou algumas visitas às unidades para divulgar as atividades da paralisação e convocar a categoria, quando constatou o descaso com que o prefeito Edvaldo Nogueira tem tratado a educação pública. As cenas de precariedade que a direção do sindicato presenciou são assustadoras.

Em muitas escolas, as salas foram interditadas por conta de infiltrações, vazamentos, rachaduras nas paredes e goteiras após as chuvas. Além disso, banheiros também foram interditados devido a entupimentos e alagamentos que também potencializam o surgimento de baratas e escorpiões, como foi relatado em algumas unidades. Até mesmo um grande buraco foi identificado na entrada de uma das escolas, colocando em risco a integridade e a vida das crianças e idosos que passam diariamente pelo local.

Em algumas unidades, as aulas precisaram ser suspensas devido à falta de água. Para o presidente do Sindipema, Obanshe Severo, a situação é alarmante. “O que vimos é revoltante. Tudo isso escancara o tamanho do descaso com que o prefeito Edvaldo Nogueira trata não apenas os profissionais da educação, mas também a estrutura mínima que devemos oferecer aos nossos estudantes”, afirmou o presidente do Sindipema.

Na luta pela Educação

O Sindipema não abre mão de uma educação pública de qualidade. Por isso, convoca os profissionais da rede municipal de ensino e toda a comunidade escolar para se juntarem à paralisação da categoria, nos dias 30 e 31 de maio.

Na terça, dia 30, às 9h, a categoria se reunirá para um Ato Público na praça General Valadão, no Centro da Cidade. Já na quarta, dia 31, às 8h, será realizada uma vigília em frente ao Centro Administrativo. Na quinta, dia 01/06, às 15h30, será realizada uma nova Assembleia da categoria.

Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva.