Roda de Conversa: professoras/es se atualizam sobre ações do sindicato e debatem realidade da categoria

09/04/2024 19:17

Parte da agenda de luta do dia de paralisação unificada dos servidores públicos municipais de Aracaju, professoras  e professores participaram, na tarde desta terça-feira, 9, na sede do Sindipema, de mais uma Roda de Conversa.

Na pauta da discussão, as ações do sindicato relacionadas à garantia do pagamento do piso salarial na carreira, à Gratificação Especial de Atividade (GEA) e a ameaça de possíveis retrocessos no Plano de Carreira decorrentes de conquistas jurídicas. As questões judiciais foram abordadas pelo assessor jurídico do Sindipema, o Dr. Thiago Oliveira, do escritório Advocacia de Direitos.

Também não faltou, no diálogo com os professores, o debate sobre a realidade das escolas do município, com suas precariedades e o descaso da gestão municipal com as situações rotineiramente denunciadas pelo sindicato.

A primeira secretária do Sindipema, professora Patrícia Seixas, enfatizou a importância de o sindicato oferecer um espaço de troca de informações e diálogo com os filiados, especialmente sobre questões de interesse direto da categoria. Destacou a necessidade de professores e professoras participarem de todas as ações mobilizadas pelo sindicato.

“Foi um momento muito importante para atualizar os colegas professores sobre as várias ações judiciais em andamento e, também, dialogar sobre os riscos que a categoria do magistério público de Aracaju corre com a má gestão municipal. Fizemos os as necessários aos professores da possibilidade de alterações no nosso Plano de Carreira e possíveis perdas de direitos que conquistamos nos últimos anos”, destaca Patrícia.

Espaço de escuta

Ainda de acordo com a dirigente, foi um momento importante de escuta dos professores, com os seus anseios e ansiedades diante de toda precarização que vêm sofrendo dentro da escola e de constante ameaça, pela gestão, à liberdade pedagógica do professor e da professora em sala de aula.

“A Roda de Conversa foi fundamental também para reforçar com os colegas do magistério municipal a importância da mobilização da categoria, de se fazerem presentes e de se sentirem pertencentes ao sindicato, porque sem mobilização não há luta, e sem luta não há conquistas. É preciso a categoria acordar, fortalecer o sindicato e lutar, porque senão perderemos  o que já foi conquistado com muito esforço e muito suor”, ressalta a dirigente sindical.

O professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema, destacou a importância da conscientização da categoria ante as possibilidades reais de retrocessos decorrentes de conquistas jurídicas do sindicato.

“Está definido e tutelado pelo Tribunal de Contas e pelo Tribunal de Justiça que o município de Aracaju não paga o piso. Da mesma forma, a gratificação deverá ser estendida para quem tem direito à paridade. Fatores esses que, relacionados à conquista do concurso público e ao histórico de maldades da gestão, acendem o sinal de a da categoria, que deve seguir cada vez mais mobilizada para impedir retrocessos”, adverte Obanshe.

Espaço privilegiado

O professor Gilson Santos participou da Roda da Conversa. Para ele, foi um espaço privilegiado de esclarecimentos diante das várias ações do sindicato de luta pela garantia dos direitos da categoria.

“Foi o momento de esclarecimentos sobre questões importantes, como o pagamento correto do nosso piso. Também foram tiradas dúvidas sobre várias ações que correm na justiça. Mas também foi importante porque vários colegas professores e professoras que estão em sala de aula puderam dar depoimentos sobre as condições de trabalho difíceis e pelas dificuldades que enfrentam, especialmente financeiras, por conta do não pagamento do piso salarial conforme manda a lei”, relata o professor.

“Foi um dia de luta, pelo ato que realizamos pela manhã, em frente à prefeitura, para reivindicar os nossos direitos, condições de trabalho e reajuste salarial, e também de reflexão, com esse momento de Roda de Conversa. Tratamos das nossas conquistas, mas também das perdas nas gestões de Edvaldo Nogueira, e os desafios que temos pela frente”, aponta Gilvan Santos.