Curso de saúde e segurança no trabalho para professoras/es começa nesta terça

22/04/2024 17:26

Curso de saúde e segurança no trabalho para professoras/es começa nesta terça

Professores e professoras são essenciais para a formação de cidadãos e fundamentais para uma sociedade desenvolvida. No entanto, a tarefa de educar também é marcada por desafios e exigências que estão levando uma boa parte desses profissionais ao adoecimento. Transtornos mentais, distúrbios de voz, estresse, esgotamento físico e mental são alguns dos problemas que afetam cada vez mais os trabalhadores do magistério, especialmente nas redes públicas de ensino.

Para entender melhor esse cenário e discutir o panorama das condições de trabalho dos professores e professoras, apontando caminhos para uma mudança, o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), promoverá o Curso Básico de Saúde e Segurança no Trabalho para Professoras e Professores da Rede Pública Municipal da capital.

A abertura do curso será nesta terça-feira, 23/4, às 18h, na sede do Sindipema, na Rua Carlos Correia, 430, no Bairro Siqueira Campos.

“Será um momento único para a nossa categoria, porque nós conhecemos cursos de saúde e segurança no trabalho em várias áreas, mas, pela primeira vez, teremos um curso focado nos profissionais do magistério de Aracaju. A proposta é de capacitar os professores e professoras que participarem para que eles possam entender melhor o seu ambiente de trabalho e reconhecer os fatores e elementos, sejam eles estruturais e objetivos, mas também os subjetivos, que podem causar os problemas de saúde que tanto acometem a nossa categoria”, explica a professora aposentada Custódia Matos, 2ª secretária do Sindipema.

Ainda de acordo com a professora, o curso cumpre com uma das bandeiras de campanha da atual gestão, que se comprometeu com a luta em favor da melhoria das condições de trabalho e de saúde dos professores e professaras da rede, traçando um diagnóstico dos problemas, diante do descaso de sucessivas gestões com a realidade de precarização nas escolas e de consequente adoecimento dos educadores.

“Então, convido os colegas professores e professoras da rede para que participem desse importante curso, que ajudará no processo não só de reconhecer, de forma antecipada, as condições que podem nos levar ao adoecimento, mas também a enxergar essa condição nos colegas e ajudar a orientá-los para que se cuidem antes de chegarem a uma condição tal de adoecimento que precisem se afastar”, aponta Custódia Matos.

Setor específico

Para o superintendente regional do Trabalho, Cláudio Barreto, a parceria com o Sindipema é muito importante e o curso é resultado de um planejamento feito no âmbito do Ministério, a partir de uma relação com a Fundacentro.

“Inicialmente, fizemos um curso geral para todos os trabalhadores e, posteriormente, sentimos a necessidade de estabelecer esse tipo de curso com setores específicos, especialmente nas áreas onde não se tinha levantamentos mais aprofundados relacionados à segurança e à saúde dos trabalhadores”, explica.

“Resolvemos, então, fazer também na área da educação por considerar estratégico entrar em um setor onde temos poucos estudos ainda, para fazermos um levantamento dos impactos a respeito da saúde e da segurança no trabalho na vida desses trabalhadores da educação. A ideia é, a partir do olhar do professor sobre o seu ambiente escolar, termos a dimensão real da situação para debater saúde e segurança para todos os integrantes da escola”, destaca o superintendente.

Sobre o Curso

O Curso Básico de Saúde e Segurança no Trabalho para Professoras e Professores da Rede Pública Municipal de Aracaju será dividido em três módulos presenciais, em regime de alternância, com o primeiro acontecendo nos dias 23 e 24 de abril. Os módulos serão ministrados pelo mestre em Sustentabilidade, engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Richard Apolonio Santos; e pelo doutor em Ciências, tecnologista da Fundacentro e coautor do livro “Trabalho e Saúde dos Professores - Precarização e Adoecimento e Caminhos para a mudança”, Jefferson Peixoto da Silva.

>> Inscrições podem ser feitas aqui.

 


 

 

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email