Sindipema e Ministério do Trabalho concluem o 1º módulo do curso sobre saúde e segurança das/os professoras/es

25/04/2024 15:19

Sindipema e Ministério do Trabalho concluem o 1º módulo do curso sobre saúde e segurança das/os professoras/es

O Sindipema, em parceria com o Ministério do Trabalho, promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, o primeiro módulo do Curso Básico de Saúde e Segurança no Trabalho para Professoras e Professores da Rede Pública Municipal. O evento, realizado no auditório do sindicato, reuniu educadores do magistério público municipal de Aracaju e é uma importante iniciativa voltada para o bem-estar e a segurança da categoria.

Este primeiro módulo teve como foco analisar os impactos do trabalho docente na saúde e segurança dos educadores, bem como explorar estratégias de intervenção para mitigar tais efeitos, e contou com a participação de especialistas renomados, incluindo Richard Apolonio Santos, mestre em Sustentabilidade e engenheiro civil especializado em Segurança do Trabalho, e Jefferson Peixoto da Silva, doutor em Ciências e tecnologista da Fundacentro.

Para Richard Apolonio, o momento foi ímpar e um ponto de partida não só para construir conhecimento, mas também o reconhecimento da situação real dos profissionais do magistério de Aracaju. 

“Sem dúvida, um momento singular. É o primeiro passo de uma caminhada que iniciamos agora com o objetivo não só de gerar conhecimento, mas de reconhecer a situação real desses trabalhadores. Na sequência, é pensar em resoluções para os problemas e melhoria das condições de trabalho para esses profissionais da área da educação”, relata.

“É uma oportunidade que poucos profissionais de outras áreas têm. Sinto-me honrado de estar participando desse momento de construção junto com o sindicato e com esses trabalhadores”, confidenciou o palestrante.

Processo em construção

O tecnologista Jefferson Peixoto avalia que foram duas noites extremamente produtivas e que abrem caminho para a construção de novas perspectivas sobre a realidade dos professores da rede pública de ensino de Aracaju.


“Estamos lidando com um certo ineditismo. É um movimento que está se criando, até porque não temos respostas prontas para tudo, como fazer o professor e a professora terem efetivamente melhores condições de trabalho e uma saúde melhor, mas é uma construção. Saio daqui com uma avaliação muito positiva do ponto de vista dessa construção e com uma expectativa muito grande sobre esse processo, que pode se transformar em algo modelar para outras partes do país”, acredita Jefferson Peixoto.

O tecnicista destacou, ainda, o papel fundamental do Sindipema em ter procurado a Superintendência do Ministério do Trabalho para propor um curso de tamanha importância.


“Eu diria que é um sindicato sendo verdadeiramente sindicato, cumprindo com o seu papel histórico de unir a categoria em torno de uma causa para enxergar o que está acontecendo de problemas no seu local de trabalho e procurar soluções para isso”, disse.

Próximo módulo

O próximo encontro, agendado para os dias 09 e 10 de maio, concentrará seus esforços no diagnóstico minucioso das condições de trabalho no ambiente escolar. Esta etapa é crucial para identificar áreas de risco e implementar medidas preventivas que garantam um ambiente mais saudável e seguro para todos os educadores.

“O Sindipema seguirá empenhado em fortalecer a segurança e a saúde dos educadores de Aracaju. Reafirmamos o nosso compromisso em promover ações concretas que visem o cuidado integral dos profissionais da educação e, como encaminhamento, depois de finalizado esse curso e com o diagnóstico que teremos da nossa realidade em sala de aula, cobraremos da gestão municipal soluções concretas para resolver os problemas”, afirma o professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema.

 

  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email