Jornada Pedagógica: Sindipema recepciona professoras e professores no início do ano letivo
A diretoria se fez presente para acolher e dar as boas-vindas aos colegas do magistério e desejar um bom ano letivo
O ano letivo de 2025 das professoras e dos professores da rede pública municipal de Aracaju iniciou com a realização da Jornada Pedagógica, que aconteceu no Teatro Tobias Barreto, nesta terça-feira, 22. A diretoria do Sindipema se fez presente para acolher e dar as boas-vindas aos colegas do magistério, desejar um bom ano letivo a todos e, aproveitando a oportunidade, convidar a categoria para a Assembleia Geral que acontecerá no próximo dia 13 de fevereiro.
Durante a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica, o professor Obanshe Severo foi convidado a participar do dispositivo oficial, representando toda a categoria.
Ainda no evento, foram entregues placas em homenagem a professoras e professores que se destacaram pelos bons resultados de aprendizagem nas práticas pedagógicas no ano de 2024. Entre as homenageadas estava a professora Sandra Beiju, vice-presidente do Sindipema e docente da EMEI Áurea Melo Zamor.
A professora e sindicalista reconhece a importância da homenagem do Elogio Público da Secretaria Municipal de Educação em reconhecimento de trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, mas ela entende que seria importante que a SEMED tornasse público os critérios para o recebimento dessa homenagem e que as escolas ficassem com a tarefa de eleger os nomes para recebimento da homenagem, numa discussão ampla dentro da escola.
“Por essa razão, a princípio, causou-me um certo desconforto ser indicada para receber essa homenagem. Por outro lado, fui receber a placa com a camisa do sindicato para deixar evidente que nós sindicalistas lutamos não só pelas pautas que têm repercussão individual na vida de cada professor, mas também pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Por isso a gente luta, permanentemente, por melhores condições de trabalho, por formação continuada com qualidade político-pedagógica, por equipamentos e materiais didáticos de qualidade para os nossos estudantes. Neste sentido, foi muito bom receber essa homenagem, porque é honrar também o trabalho que o sindicato faz e a luta que a gente trava todos os dias”, externou Sandra Beiju.
Para o professor Obanshe Severo, a Jornada Pedagógica é um importante momento de encontro dos colegas do magistério público municipal de Aracaju, de troca de informações e de construção do ano letivo.
“Não poderia deixar de agradecer a calorosa recepção das/os colegas quando fui convidado para compor o dispositvo. Também é fundamental destacar que, em nossa rede, há excelentes profissionais, bastante comprometidos e que tem totais condições de conduzir o processo de ensino-aprendizagem com maestria. É preciso ter bastante cuidado com algumas falas que parecem ignorar a expertise de nossas professoras e professores. A atividade pedagógica, sem sombra de dúvidas, é o que fazemos de melhor. Sendo assim, a gestão municipal precisa garantir um ambiente acolhedor para os nossos estudantes, professoras e professores, condições de trabalho e valorização profissional”, defendeu o presidente do Sindipema.