Sindipema participa da primeira reunião com a prefeita Emília Corrêa

Encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Aracaju, no mesmo dia em que a prefeita assinou decreto criando a Mesa de Negociação Permanente com os Servidores

A tão aguardada reunião com a prefeita Emília Corrêa para tratar das pautas do magistério público municipal de Aracaju e de outros servidores do município, finalmente aconteceu na tarde da última quinta-feira, 6. Com pouco mais de um mês de empossada, a prefeita recebeu, na sede da prefeitura, o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo, além dos presidentes do Sepuma, Nivaldo Fernandes, e do Sacema, Carlos Augusto. Também participou da reunião o vereador Isac Silveira (UB), líder da prefeita na Câmara Municipal de Aracaju.

Durante o encontro, Emília ouviu atentamente as reivindicações não só dos profissionais do magistério, como dos agentes de saúde e de endemias da capital, e também dos demais servidores públicos municipais ligados ao Sepuma. 

Bastante solícita, a prefeita recebeu as pautas das categorias, prometeu encaminhar as reivindicações mais imediatas, dentro das possibilidades da gestão, e manter o diálogo permanente com os sindicatos, a fim de buscar alternativas para atender as demandas acumuladas de várias gestões.

Mesa de Negociação Permanente

A abertura do diálogo com os sindicatos já foi um momento histórico, levando em consideração que nos oito anos da gestão anterior, de Edvaldo Nogueira (PDT), o ex-prefeito não recebeu nenhum representante de sindicato para tratar das pautas dos servidores públicos municipais.

E, cumprindo com mais uma promessa feita durante a sua campanha, na mesma tarde do dia 7, a prefeita Emília Corrêa, em solenidade realizada na Prefeitura, assinou decreto governamental criando a Mesa de Negociação Permanente com os Servidores Públicos do Município de Aracaju.

"Esse é um momento  muito importante para nós, porque (a Mesa) está no nosso plano de governo e nos termos de compromisso priorizando essa questão. Trabalhamos todos os dias, buscando avançar, acelerar soluções e entregar o que a população espera. E tudo começa com quem cuida do serviço público. Precisamos cuidar de quem cuida da população. Os servidores devem ser valorizados, respeitados e amparados, e é por aí que devemos começar", disse Emília Corrêa após assinar o decreto.

“Sabemos que não conseguiremos resolver todas as questões de uma hora para outra. Precisamos planejar. Mas contem conosco, com nossos esforços e com nosso compromisso. Vamos encontrar soluções para os problemas (dos servidores)”, externou a prefeita.

Momento histórico

Para o professor Obanshe Severo, que também participou da solenidade de assinatura do decreto municipal, o momento é histórico por toda a dificuldade que se teve, na gestão anterio, para dialogar com o ex-prefeito, que após eleito e reeleito, não recebeu as categorias e implementou uma política de ataques aos sindicatos e de retirada de direitos dos servidores. 

“De fato, é um momento histórico. Temos dialogado bastante com a prefeita e precisamos continuar com esse diálogo. Desde 2019, quando ainda era vereadora, ela já conversava conosco; e agora, como prefeita, esse diálogo deve se fortalecer ainda mais para encontrarmos as soluções necessárias para o magistério e demais categorias”, salientou o presidente do Sindipema.

"Esperamos que essa Mesa venha de fato a funcionar e, a partir das discussões com a gestão, possamos discutir as pautas dos servidores, em especial, das professoras e dos professores do município de Aracaju que sofreram bastante com a última gestão. Durante a campanha, a atual prefeita assumiu o compromisso do diálogo para conhecer e encontrar soluções para os nossos problemas. O ex-gestor do município de Aracaju 'notabilizou-se' por nunca cumprir a lei do piso e, para piorar a situação, criou uma gratificação apenas para excluir aposentados/as. Precisamos cumprir as leis", afirmou Obanshe.

 

 

Notícias relacionadas