26/05/2025 Noticias Gerais

Sindipema tem reunião importante com a Semed para discutir pautas da educação

Na última sexta-feira, 23, a direção do Sindipema teve uma reunião de trabalho com a secretária municipal de Educação, Edna Amorim, e sua assessoria para discutir pautas importantes e que têm reflexo direto na qualidade do ensino nas escolas da rede, como aumento das matrículas da EJA, reforma e construção de escolas, falta de cuidadores e mediadores, entrega das escolas em reforma, convocação dos concursados, horas de estudo e pagamento do reajuste do piso do magistério na carreira.

 

O primeiro ponto de discussão foi sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), diante da baixa matrícula e da possibilidade de fechamento de turmas. Questionada sobre o projeto da Semed para essa modalidade do ensino, a secretária garantiu que houve aumento de matrículas e garantiu que nenhuma escola que oferece EJA será fechada após o primeiro semestre. Reafirmou que estão preparando um projeto de lei para criação de uma bolsa de estudos para estimular a matrícula desses estudantes. A vice-presidente do Sindipema, professora Sandra Beiju, reforçou que seria importante fazer o levantamento da escolaridade dos pais e mães dos estudantes da rede para mapear esse público alvo da EJA e garantir a matrícula dessas pessoas. 

Melhorias nas escolas

Ao tratar sobre a estrutura das escolas da rede, a direção do sindicato destacou a resposta que a Semed deu às solicitações feitas, como as reconstruções do muro da EMEI Dom Avelar e do quiosque da EMEF Oviêdo Teixeira, ambos no bairro Olaria, que apresentavam alto risco de queda. Também discutiu-se sobre a necessidade de um novo prédio com acessibilidade e melhores condições estruturais para o ensino-aprendizagem para a EMEF Izabel Cristina, no Centro; e sobre melhorias quanto ao conforto térmico na EMEF Oviêdo Teixeira, e melhoria em todas as escolas da rede para garantir um ambiente adequado de ensino-aprendizagem. A secretaria informou que no planejamento da pasta está prevista a climatização de 100% das escolas com edificação própria e que esse projeto já está em fase inicial providenciando os projetos elétricos.

Cuidadores e mediadores

Outro ponto da reunião tratou dos problemas das escolas em relação à falta de cuidadores e mediadores como consequência do acordo judicial com o MPSE, que obrigou o município de Aracaju a criar uma fase antecipada e obrigatória de matrícula para estudantes com deficiência e transtornos globais, sendo que muitas escolas da rede estão com um baixo número desses profissionais. A secretária reconheceu a falta de cuidadores e mediadores, informou que houve a contratação de mais 20 cuidadores, e está estudando como solucionar essa questão. Informou também que houve reunião com as secretarias de Assistência Social e de Saúde para buscar uma solução que obrigatoriamente perpassa pela atuação das três secretarias em rede. 

Entrega de escolas

Uma outra ação importante  passada pela Semed foi de que houve um aumento das equipes para realização de serviços urgentes de reparos, principalmente dos problemas causados pela chuva. Também foi informado que está prevista a entrega da EMEF Alcebíades Melo em julho, e logo que se resolver um problema de desapropriação, também será entregue a EMEI Profª Maria Givalda . Foi informado, ainda, que há a proposta de construção de cinco creches e mais cinco escolas, além da ampliação da EMEI Dr J. Calumby Filho, com a construção de mais 10 salas. 

O sindicato aguarda receber o cronograma atualizado das (re)inaugurações das escolas da rede e reafirma a proposta de aquisição de um prédio para a construção de uma escola quilombola.

Convocação dos concursados

Outras solicitações apresentadas foram a realização do processo seletivo interno - PSI para as escolas de tempo integral e uma remoção “extraordinária” antes da convocação dos/as aprovados/as. Reafirmamos a nossa defesa para a convocação imediata de todos os aprovados dentro das vagas para iniciar o segundo semestre. Solicitamos também a manutenção do/as professores e professoras substitutas para liberação das licenças especiais que tem um atraso e represamento históricos. 

Diante das reivindicações, a SEMED informou que não há uma data para a convocação dos aprovados no concurso. A secretária ainda informou que foi iniciado o processo para publicação do edital do PSI, além de um estudo para a realização do processo de remoção “a pedido”. A Semed ainda informou que pretende manter os professores substitutos para a liberação das licenças especiais.

Horas de estudos

Sobre as horas de estudos, foi discutida a necessidade de regulamentação para professores que estão nas escolas de tempo integral e a importância de respeitar a legislação do horário de estudos principalmente no que se refere ao que pode ser considerado como horas de estudos e os limites da carga horária. A Semed pontuou a ausência de regulamentação para os anos iniciais e educação infantil, informou que está respeitando a carga horária e que busca oferecer sempre em mais de um turno.

Piso na carreira

Por fim, a direção do Sindipema e a Semed trataram da atualização do piso salarial do magistério e respeito à carreira da categoria. O sindicato apresentou uma tabela com a soma dos valores do vencimento e da gratificação, o que irá garantir a valorização de ativos e aposentados respeitando a nossa carreira. A secretária Edna Amorim se comprometeu em enviar a tabela para a Seplog. Informou, ainda, que estão finalizando os estudos relativos ao piso e que o sindicato deve ser chamado em breve para tomar conhecimento sobre a proposta da prefeitura.

“Foi uma reunião extremamente importante e um diálogo muito democrático. O Sindipema apresentou vários pontos de pauta e a secretaria buscou responder cada ponto, de certo modo atendendo às reivindicações do sindicato. Então isso mostra que a gente continua numa linha correta, de buscar o diálogo, de levar as reclamações da categoria para os gestores da educação municipal. Foi uma reunião com grandes retornos, muito proveitosa e seguiremos com esse trabalho de ir às escolas para escutar a categoria, para conhecer as problemáticas das escolas e, depois, sistematizar esses problemas e apresentar à gestão da SEMED, buscando as resoluções”, externou a professora Sandra Beiju.

 

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