30/09/2025 Noticias Gerais

Forte presença da categoria e firmeza da direção do Sindipema na apresentação dos cálculos garantem avanços nas negociações com a Semed

Reunião não contou com a presença da secretária de Educação, do secretário da Fazenda e do secretário da Seplog. A mesa foi composta por técnicas da Semed e da Seplog

A manhã da segunda-feira (29) foi marcada por uma vigília potente e bonita, com participação significativa da categoria, que paralisou as atividades e se concentrou em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para acompanhar as discussões na Mesa de Negociação, conforme deliberado em assembleia geral do magistério de Aracaju.

Apesar da expectativa, a reunião não contou com a presença da secretária de Educação, do secretário da Fazenda e do secretário da Seplog. A mesa foi composta por técnicos da Semed e da Seplog, responsáveis pela operacionalização da tabela salarial e análise do impacto das propostas. Ainda assim, o sindicato conseguiu avanços importantes, com destaque para a derrubada da proposta de iniciar o pagamento do piso na letra F, o que representa uma vitória da mobilização da categoria.

“Cada reunião que não se efetiva o pagamento do piso ou que não chega a um consenso aumenta a expectativa da categoria. Não estamos pedindo favores, estamos cobrando direitos garantidos por lei. Seguimos firmes, mostrando nossos estudos e buscando soluções concretas, mas é preciso que a gestão municipal trate com responsabilidade e compromisso a negociação. Estamos querendo a efetivação do pagamento do piso na carreira, sem nenhuma retirada de direitos. Queremos que a gestora Emília Correia cumpra a promessa de campanha, a carta compromisso que assinou no Sindipema, e que efetive o pagamento do piso como manda a lei. O que ela defendia enquanto vereadora, agora tem plenas condições de implementar enquanto prefeita”, destacou a presidenta em exercício do Sindipema, Cátia Oliveira.

O professor Obanshe Severo, integrante da comissão sindical, reforçou: “Como definido na última reunião, apresentamos nossos cálculos, que diferem dos dados oficiais. As fontes apresentam informações diversas e conseguimos estabelecer um padrão para nortear a mesa de negociação, o que facilitará o diálogo. Aguardávamos a apresentação de uma contraproposta que ainda não foi concretizada. Agora, na próxima reunião, será apresentado o impacto da nossa proposta de piso na carreira, conforme parâmetros estabelecidos nesta reunião — um passo importante para avançarmos.”

Avançamos para além da disputa de narrativa, com um lado afirmando que pode e o outro que não pode. Mais uma vez, reafirmamos a defesa de conquistas históricas: piso, carreira e paridade constitucional.

O Sindipema reforça que seguirá atuando de forma firme e propositiva, buscando garantir os direitos da categoria e a valorização do magistério de Aracaju, sempre com base na lei do piso e na manutenção da paridade. A categoria mobilizada e unida mostrou a força que tem e a importância de fortalecer o nosso sindicato.

A reunião na SEMED contou também com as importantes presenças dos vereadores Isac Silveira (UB), Iran Barbosa (PSOL) e Sônia Meire (PSOL), que acompanharam todo o processo e ajudaram na discussão de estratégias de encaminhamentos junto à gestão municipal e ao Legislativo de Aracaju.

Notícias relacionadas