13/10/2025 Noticias Gerais

Sindipema lança pesquisa sobre saúde mental dos profissionais da educação em parceria com a UFS

Iniciativa busca compreender o impacto das condições de trabalho na vida dos educadores e orientar ações de cuidado e prevenção

O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) deu mais um passo importante na defesa da valorização e do bem-estar da categoria. Em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenado pelo professor doutor. André Faro, o sindicato lançou nesta segunda-feira (13) uma pesquisa sobre a saúde mental dos(as) profissionais da educação da rede municipal da capital.

O projeto nasceu de um encontro realizado no dia 24 de julho de 2025, quando a direção do Sindipema esteve reunida com o professor André Faro para alinhar os primeiros passos para essa colaboração. A proposta é unir ciência, escuta e compromisso social em torno de um tema urgente: o crescente adoecimento mental dos profissionais da educação.

De acordo com estudos recentes, mais da metade dos professores no Brasil apresenta sinais de esgotamento emocional. Esse dado reflete uma realidade vivida diariamente nas escolas: sobrecarga de trabalho, ansiedade, estresse e afastamentos que afetam não apenas os profissionais, mas também a qualidade das relações familiares e pedagógicas.

A pesquisa tem como objetivo mapear as necessidades reais da categoria e orientar políticas e ações de cuidado voltadas à saúde mental dos trabalhadores da educação. O questionário é rápido, não coleta dados pessoais e os resultados serão divulgados de forma coletiva e transparente para subsidiar as próximas etapas de atuação do sindicato.

“Queremos compreender o que está acontecendo com nossa categoria para, a partir disso, construir caminhos de prevenção, acolhimento e valorização. O cuidado também é uma forma de luta”, reforça o professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema.

A participação de cada professor e professora é essencial para o sucesso da iniciativa.

O formulário já está disponível através do link https://pt.surveymonkey.com/r/profaju2025.

Com essa ação, o Sindipema reafirma seu compromisso com a valorização, o respeito e o cuidado com quem educa, fortalecendo o diálogo entre o movimento sindical e a produção científica.

Notícias relacionadas