Sindipema apresenta e detalha tabela salarial 2026 e elege representantes do Conselho de Alimentação Escolar
O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) realizou, na manhã desta quinta-feira (8), uma Assembleia Extraordinária com professoras e professores filiadas/os para apresentar a tabela salarial deste ano, detalhar o reajuste da categoria, informar sobre conquistas recentes da campanha salarial, tratar da mudança da matriz curricular, além de eleger os representantes da categoria para o Conselho de Alimentação Escolar.
Entre os principais destaques está a lei municipal que inicia a retomada do cumprimento do piso do magistério na capital sergipana. A medida foi celebrada pela direção do sindicato como um passo importante no processo de valorização dos profissionais da educação da rede municipal.
Durante a assembleia, o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo, e a secretária-geral, Patrícia Seixas, detalharam a composição do reajuste salarial local para 2026. Também trataram do percentual de atualização do piso para o ano de 2026, da proposta e das ações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação para garantir ganhos reais. Evidenciando que essas definições não trarão impacto para a nossa categoria no ano de 2026.
Um ponto de grande relevância discutido na assembleia foi o avanço nas negociações com a gestão municipal para assegurar a aplicação de percentuais tanto nos vencimentos quanto nos proventos da categoria, viabilizando a extinção da GEA. Dessa forma, professoras e professores, da ativa ou aposentados, passarão a ter ganhos reais, em substituição à gratificação criada pela antiga gestão de Aracaju com o objetivo de burlar a aplicação da Lei do Piso e dividir a categoria.
Durante o encontro, também foram elucidadas dúvidas sobre o desconto previdenciário no 13º salário. O Sindipema informou que, em alguns casos, o desconto não foi realizado no pagamento efetuado em dezembro de 2025, mas alertou que a prefeitura pode efetuar a cobrança no pagamento de janeiro.
Dando seguimento à pauta, realizou-se o processo de eleição para a representação dos professores no Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Para o referido pleito, o professor Cláudio de Brito colocou-se como candidato a conselheiro titular, e a professora Maria Rosilene disponibilizou seu nome como suplente, sendo ambos eleitos por unanimidade.
Ao final, o Sindipema reafirmou seu compromisso com a transparência, o diálogo institucional e a defesa permanente dos direitos dos profissionais da educação, acompanhando de forma contínua as questões salariais, previdenciárias e as condições de trabalho da categoria.
Acesse aqui a Tabela Salarial 2026

