![](https://sindicalizi-public.s3.amazonaws.com/sindipema/gerenciadorconteudo/imagens/746_634_2087aa53eb7ab528ad04ccbdea886c6f_2ba23e4e4da7f239f75bc46495f34e52.jpg)
Daniel Cara: o projeto de Lemann é a privatização da educação
O educador, pesquisador e cientista político Daniel Cara, professor da USP (Universidade de São Paulo) e que foi um dos palestrantes do XVI Congresso dos Profissionais do ensino do Município de Aracaju, concedeu entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, na TV 247, onde criticou o ministro da Educação do governo Lula. "Camilo Santana precisa entender que a educação vai muito além dos atalhos oferecidos pelas fundações", apontou.
O bate-papo discorreu principalmente sobre a atuação do empresário Jorge Paulo Lemann junto às políticas da educação pública, que sofre com a influência do setor privado num movimento internacional. "O que eles buscam? Em primeiro lugar, reduzir o tamanho do estado na educação, diminuindo os investimentos públicos. Em seguida, tirar a gestão dos educadores e transferi-la para gestores neoliberais. Por fim, a privatização. Há também o aspecto ideológico, de formar um indivíduo dócil às reformas de mercado. Um indivíduo neoliberal, aquele que acredita que é empreendedor de si mesmo", afirma Daniel Cara.
Confira abaixo a entrevista.