Professores/as ocupam as ruas de Aracaju em marcha para cobrar pagamento do piso salarial na carreira

23/03/2023 14:37

O ato compõe a programação do Dia Nacional de Lutas pela Educação, que aconteceu nessa quarta-feira, 22

O Magistério Público Municipal de Aracaju realizou na manhã desta quarta-feira (22) a segunda marcha em defesa do piso salarial da categoria. O ponto de encontro foi na sede do Sindipema, às 7h. As professoras e professores seguiram o percurso até a Prefeitura de Aracaju, no bairro Ponto Novo. O ato compõe a programação do Dia Nacional de Lutas pela Educação e foi seguido pela paralisação das atividades dos docentes nas escolas da rede municipal.

Na pauta, a categoria reivindica o pagamento do piso salarial pela prefeitura de Aracaju. A gestão municipal burla a lei do piso nacional por meio da criação da gratificação especial de atividade (GEA), que não respeita a carreira e não é extensiva àqueles que já cumpriram toda sua carreira. Dessa forma, sacrifica professores e professoras aposentados. A gratificação é uma compensação para complementar o pagamento abaixo do piso, contrariando as decisões do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o professor e presidente do Sindipema, Obanshe Severo, as professoras e professores aposentados e aposentadas são os mais prejudicados com essa ação. Dessa forma, a isonomia da carreira é uma das lutas do sindicato  ‘‘Estamos aqui para reafirmar nossa defesa pelo piso na carreira. Seguiremos firme nessa luta até alcançar nossos objetivos. Piso na carreira e paridade já!’’, declarou o presidente.

A professora e vice-presidenta do Sindipema, Sandra Beiju, demonstrou a insatisfação do tratamento da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira com a educação do município. ‘‘As mães que não conseguem vagas na educação infantil do município ficam desamparadas, pois essa modalidade é apenas ofertada na rede municipal. Temos várias denúncias de crianças fora da escola por falta de vagas’’, denuncia a professora.

Durante o percurso da marcha, as professoras e professores entoavam as palavras ‘‘Piso na carreira, já!’’, ‘‘Respeite os aposentados!’’, ‘‘Pague o piso, prefeito!’’, ‘‘Professor na rua, Edvaldo, a culpa é sua!’’. A professora Isabel Lira não poupou palavras para denunciar o descaso da gestão municipal contra os professores aposentados. ‘‘Achei que quando fosse me aposentar, estaria em uma situação melhor. Estava enganada! Estou aqui hoje (na marcha), pois sou desvalorizada por esse prefeito’’, desabafa a professora.

A professora e Secretária de Comunicação, Cátia Oliveira, durante o percurso, aproveitou a ocasião para denunciar as condições insalubres a que as crianças da rede são submetidas. Segundo a docente, as crianças estão tendo aulas em lugares improvisados. As escolas são demolidas sem um planejamento prévio de realocamento; estudantes tendo que usar banheiros improvisados.

O presidente do Sindipema também saudou as outras categorias de servidores que estavam na entrada do Centro Administrativo, lembrando que guardas municipais e agentes de trânsito estão sem plano de carreira, que os servidores administrativos são os mais prejudicados com a política de cargos comissionados e a privatização do serviço público. Ainda destacou que uma educação de qualidade se faz com professores e professoras valorizados e valorizadas, com vagas para todos os estudantes, com professores efetivos e concurso público. Finalizou ressaltando uma das principais bandeiras de lutas da categoria: “Piso na Carreira para todos e todas, ativos e aposentados!”.

As parlamentares, a vereadora e professora aposentada da rede municipal Ângela Melo, a vereadora Sônia Meire e a Deputada Estadual Linda Brasil, estiveram presentes no ato e discursaram em apoio ao magistério público municipal, cobrando o cumprimento da lei do piso pelo chefe do Executivo municipal. Representantes de outros sindicatos, da CUT, FETAM, de movimentos sociais e da sociedade civil organizada também se somaram à luta do magistério público municipal de Aracaju.

O sindicato tem estudos que comprovam a viabilidade do cumprimento da lei do piso. Os materiais foram apresentados na única reunião, após abertura da mesa de negociação. Porém, a categoria tem sido ignorada pela gestão de Edvaldo Nogueira. De acordo com o Estatuto dos Servidores, a data limite para que a Prefeitura apresente uma proposta de reajuste encerra-se no dia 1º de abril.

O Sindipema reitera seu posicionamento em defesa do cumprimento da lei do piso na carreira que contemple toda a categoria.