Magistério toma as ruas do calçadão do centro de Aracaju

30/05/2023 18:07

Magistério toma as ruas do calçadão do centro de Aracaju

A paralisação acontece nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31). As escolas públicas municipais da capital não funcionarão nesses dois dias.

Na manhã desta terça-feira (30) as professoras e professores da rede municipal se reuniram na Praça General Valadão e marcharam pelo calçadão do Centro até a Câmara Municipal, dialogando com a comunidade aracajuana sobre o descaso do governo municipal contra o magistério.

A vice-presidente do Sindipema, professora Sandra Beiju, desmentiu as informações divulgadas pela Prefeitura. “ O prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, não cumprem a lei do piso. E ainda colocaram nas redes sociais da PMA, informações que não são verdadeiras”, pontuou. O presidente do Sindipema, Obanshe Severo, acrescentou à fala de Sandra que  as informações divulgadas pelo governo municipal “não passam de uma fake news. Tudo isso tem a intenção de jogar a população contra nós, professoras e professores. Eles ainda disseram que o piso do magistério é maior do que o valor estipulado pelo MEC. Não é verdade e estamos provando isso”, enfatiza Severo.

Ao som de palavras de ordens, acompanhadas do batuque do Descidão dos Quilombolas, as/os professoras e professores, movimentos sociais e comunidade escolar adentraram as ruas do calçadão e marcharam até a Câmara Municipal. Já no local, Obanshe Severo e Sandra Beiju adentraram a Casa do Povo para reforçar e cobrar que os/as vereadores/as defendam a Educação. O presidente do Sindipema aproveitou a oportunidade para desmentir, em plenário, as falas de Edvaldo Nogueira referentes ao piso das/os professoras/es.

 

Para o secretário de Formação do Sindipema, professor Cláudio Brito, a gestão municipal não se importa com os/as estudantes. “ Nós que estamos no chão da escola, sabemos muito bem que essa gestão não se preocupa com quem está na escola, nem com os/as filhos/as dos/as trabalhadores/as. O foco deles é maquiar a realidade da Educação, para que seja feita a propaganda eleitoral”, alega Cláudio.

A professora Cátia Oliveira, secretária de comunicação do sindipema, falou sobre a realidade  das escolas municipais, a dificuldade enfrentada por quem está no chão delas todos os dias, o sofrimento no período das chuvas, onde vários ambientes das escolas ficaram alagados, impossibilitando o desenvolvimento das atividades, a propaganda enganosa que o governo municipal vem fazendo sobre o salário das professoras e dos professores e a falta de respeito do governo municipal com o magistério público de Aracaju. 

"Quero aproveitar que estamos aqui em frente a câmara municipal, casa do povo, para lembrar aos parlamentares que eles têm que legislar para o povo e não para o prefeito Edvaldo Nogueira, que dialoguem com o magistério municipal, que lembrem das professoras/es aposentadas/os e que o piso salarial é para todas e todos, convido também os vereadores/as para irem às escolas vivenciar a realidade das mesmas e aproveito pra convidar também o prefeito Edvaldo Nogueira para trocar um dia de prefeito por um dia de professora/o e vivenciar a realidade das escolas, dos estudantes e das “saunas” de aulas”, enfatizou Cátia.

Ainda pela tarde, as professoras e professores realizaram outro ato na Orla de Atalaia, com faixas, para continuar o processo de diálogo e conscientização da população sobre as ações do governo Edvaldo Nogueira.

Amanhã (31/05),  a partir das 8h começa a vigília em frente a sede administrativa da prefeitura de Aracaju.

Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva.

 
  • Ícone Facebook Facebook
  • Ícone Twitter Twitter
  • Ícone Linkedin Linkedin
  • Ícone Whatsapp Whatsapp
  • Ícone Email Email