Professoras filiadas ao Sindipema são homenageadas pelo CONMEA

04/12/2023 15:14

Professoras filiadas ao Sindipema são homenageadas pelo CONMEA

Na última sexta, 1, o auditório da Biblioteca Epiphânio Dória, em Aracaju, foi tomado por grande emoção e saudade, durante a solenidade de homenagem e reconhecimento a pessoas que se destacaram na área da Educação. A ação é uma tradição do Conselho Municipal de Educação (CONMEA).

A vice-presidenta do Sindipema, professora Sandra Beiju, e a professora Mônica Gracco, que integram o Conselho, indicaram Margarida Teles e Mônica Maria Bonfim Cruz (in memoriam), respectivamente, para serem homenageadas com a Moção de Congratulação.

A brilhante professora Mônica Maria Bonfim Cruz, que nos deixou em 2021 em decorrência da COVID-19, foi homenageada por toda sua luta em defesa de uma educação pública de qualidade e em prol das/dos trabalhadoras/es. Além de já ter ocupado o cargo de vice-presidenta no Sindipema, Mônica também atuou na direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe).  A moção foi entregue ao viúvo de Mônica, Rubens dos Santos.

Para Mônica Gracco, foi difícil conter a emoção. “Lembrar de uma colega querida que partiu já é muito difícil, ainda mais uma pessoa incrível como ela era. Foi emocionante, a todo o tempo eu a sentia muito presente no meu pensamento e coração. Lembrava de sua gargalhada e seu semblante, sempre inquieta e alegre”, lembrou a professora Mônica.

Outra grande professora homenageada foi Margarida Teles. Ela foi professora da rede municipal de Aracaju, sempre trabalhando com inclusão, especialmente com estudantes com deficiências. Desligou-se do Magistério Público Municipal de Aracaju quando foi aprovada em Concurso do Departamento de Educação da UFS - para Docência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

À ocasião, a professora Mônica Gracco também prestou homenagens à amiga com um texto que emocionou a todos os presentes.

Leia o texto na íntegra:

HOMENAGEM A MÔNICA MARIA BOMFIM

Colocar em poucas linhas palavras que gerem uma homenagem à altura de Mônica, surge como um desafio daqueles que aparentemente são intransponíveis, pois falar dela é buscar o significado do viver real, pleno e livre de amarras opressoras que nos impedem de sermos quem realmente gostaríamos de ser.

Mônica nos ensinou em sua breve passagem por essa vida, que viver vai muito além do sobreviver. Em suas ações, palavras e gestos sempre encontrávamos o olhar sensível à dor do próximo e sempre estava lá pronta para ser solidária, mesmo que para isso o seu corpo fosse o instrumento!

Professora da Rede Municipal de Aracaju, onde atuou em algumas escolas, além da sua militância sindical como diretora e Vice-Presidente do SINDIPEMA, onde contribuiu de forma assertiva para conquista, garantia e manutenção de direitos da categoria. Mônica foi também funcionária da ENERGISA, atuando como representante sindical no SINERGIA. Também ocupou espaço na Central Única dos Trabalhadores, onde cumpriu a tarefa de Secretária de Formação Política e Sindical em dois mandatos.

Sempre presente na luta por uma sociedade justa, estendia seu entendimento de mundo melhor para se viver à sua família a quem destinou muito amor, em especial às suas sobrinhas gêmeas Bruna Rafaela e Beatriz Rafaela.

Mônica, desde sempre, mostrou-se uma mulher decidida e entendia que o olhar fraterno tinha poder para melhor vinculá-la aos estudantes com quem trabalhava em sala de aula, e aos companheiros e companheiras colegas de profissão que, juntos com ela, lutavam por respeito e por uma educação de qualidade.

Mônica Maria Bomfim sempre combateu um bom combate e nunca se mostrou fragilizada diante dos diversos desafios a que foi submetida, até que em 24 de maio de 2021, a luta contra a COVID – 19 foi perdida por ela, levando sua vida, porém todos os ensinamentos e amor aos seus, continuam vivos na memória de todos aqueles que puderam, em algum momento, ter sua existência tocada por esse ser que tanta luz trouxe ao mundo!

MÔNICA MARIA BOMFIM, PRESENTE HOJE E SEMPRE!