
Solidariedade às víitimas de violência escolar em São Paulo
O Sindipema expressa sua mais profunda solidariedade às vítimas do recente ataque ocorrido na Escola Estadual Thomázia Montoro, no bairro Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. Este ato de violência é uma tragédia que nos choca e nos entristece profundamente.
Nessa tragédia, um adolescente, estudante da escola, entrou na escola e esfaqueou 5 pessoas, sendo um estudante e quatro professoras. A docente Elizabete Tenreiro sofreu uma parada cardíaca após o ataque e faleceu.
Infelizmente, este tipo de incidente deixou de ser incomum em nossas escolas, e é um reflexo do aumento da violência e da falta de segurança em nossas comunidades. Como profissionais de ensino, somos testemunhas diárias da necessidade urgente de se tomar medidas para garantir a segurança e o bem-estar de nossos alunos, professores e funcionários. As nossas crianças precisam ter a garantia de acesso a um ambiente seguro e acolhedor para aprender.
É fundamental que as políticas de prevenção da violência sejam fortalecidas e que haja uma maior conscientização sobre a importância da educação para a paz e para os valores democráticos, a fim de criar uma cultura de não-violência em nossas escolas e em toda a sociedade.
O Sindipema reafirma seu compromisso com a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade, democrática e segura, e se solidariza mais uma vez com as vítimas desse triste episódio, seus familiares e toda a comunidade escolar. Juntos, precisamos trabalhar para construir um futuro melhor e mais justo para nossas crianças e jovens.
Por um Sindipema forte e comprometido com a Luta Coletiva