Sindipema realiza homenagem em memória da professora Angela Melo
O auditório do Sindipema foi tomado pela emoção na noite de quinta, 8 de fevereiro, para celebrar a memória da professora e ex-vereadora Angela Melo, que faleceu em outubro do ano passado, aos 67 anos. Familiares da professora Angela, professoras e professores das redes municipal e estadual, ex-alunos, amigos e representantes políticos compareceram à cerimônia de homenagem, onde puderam relembrar todo legado de amor e de luta dessa professora freiriana.
A homenagem foi iniciada com uma emocionante apresentação do Coral Sindivoz, seguida pela exibição de um vídeo produzido pelo Sindipema, que relembra a trajetória de luta da professora. “É uma homenagem muito justa para uma pessoa que foi fundamental em todas as ações desde o início do nosso mandato. A professora Angela participou ativamente e foi decisiva em todas as conquistas da nossa categoria enquanto parlamentar, garantindo uma relação muito respeitosa com todo o parlamento”, afirmou o presidente do Sindipema, Obanshe Severo.
A homenagem também foi marcada pelas lembranças das professoras e dirigentes Cleide e Graça Marques, que compartilharam longos anos de trabalho com ngela na EMEF Juscelino Kubitscheck. “A professora Angela ficou na história de cada ser que teve a honra de conhecê-la, marcando a vida e o futuro de novas gerações. Angela foi professora de História que fez história e permanecerá na história de Aracaju”, destacou a secretária de aposentados, Cleide Santana.
Para materializar a importância da saudosa professora à Entidade, a Direção do Sindipema construiu a agenda 2024 retratando um pouco do legado de resistência, de lutas, de ensinamentos, de amor e de alegria que a professora Angela Melo deixou.
Na ocasião, a 1ª e a 2ª secretárias do Sindipema, Patrícia Seixas e Custódia Nascimento, e a vice-presidenta, Sandra Beiju, destacaram momentos marcantes em que Angela esteve à frente de grandes conquistas para o magistério. Igualmente, compartilharam facetas da vida da saudosa companheira, trazendo recortes da mãe, avó, militante, professora, política e grandiosa mulher que foi.
Memórias e homenagens
Além da Direção do Sindipema, muitas companheiras(os) que participaram da caminhada de luta da professora Angela fizeram questão de prestar suas homenagens com carinho, a exemplo da deputada estadual Linda Brasil. “Em muitos momentos desafiadores, Angela segurava a minha mão e dizia ‘calma, Lindinha’. Ela era uma fonte de força e companheirismo para todas nós”, lembrou Linda Brasil.
A vereadora Sonia Meire destacou a parceria da professora Angela à frente da luta pelas bandeiras do magistério. “Nós estivemos juntas em muitos momentos de luta pela melhoria da Educação em Sergipe. Sempre sorridente e assertiva, ela contagiava a todas nós com coragem”, destacou.
Familiares, amigas, amigos, ex-alunas e ex-alunos também se emocionaram ao compartilhar fragmentos inspiradores da história da professora Angela.
Outro momento de emoção foi o depoimento de Maria, que conviveu com Angela na luta pelo território da reserva extrativista das mangabeiras. “ ngela era uma pessoa que era só sorrisos, alegria, ela era sempre uma festa. Quando ela chegava em um lugar, todo mundo já começava a sorrir. Ela me ensinou muito a sorrir e a lutar”, lembrou a menina Maria.
Ao final da cerimônia, todos/as presentes presenciaram o descerramento da placa em memória da professora Angela, para honrar e lembrar a vida e as contribuições dela para toda a categoria do Magistério Público Municipal de Aracaju. Esse momento foi de muita alegria e emoção, proporcionando conforto aos entes queridos e eternizando a sua memória.
Companheira Angela, presente!
Companheira Angela, presente!
Companheira Angela, presente!
Hoje e sempre!
Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva!