Sindipema realiza grande festa para celebrar o Dia das Professoras e dos Professores
O 15 de outubro foi de celebração aos profissionais da educação pelo dia da categoria e o sindicato realizou evento no Espaço Cultural Gonzagão, com muito samba, dança, alegria e confraternização
O 15 de outubro foi de celebração aos profissionais da educação pelo dia da categoria, e o Sindipema realizou uma grande festa no Espaço Cultural Gonzagão para as professoras e os professores da rede pública municipal de Aracaju. Foi uma tarde e noite de muito samba, danças regionais, coral, e de muita alegria e confraternização.
Na abertura da festa, em nome da direção do Sindipema, o presidente, professor Obanshe Severo, fez uma fala de saudação a todos os presentes, reforçando a importância da data no calendário da categoria e lembrando que o Dia da Professora e do Professor deve ser sempre comemorado no dia 15, não aceitando que gestores tentem desvirtuar a data, que é um feriado para a categoria.
“Para nós é sempre uma grande satisfação receber os professores, professoras e os seus convidados para comemorar com a gente essa data tão especial para todos nós educadores, mas é preciso dizer que algumas escolas da rede anteciparam o feriado, aceitando a mudança e refutando a data que para nós é tão representativa. Fazer essas pequenas concessões acaba sinalizando que nós aceitamos mudanças ou perder algo conquistado com muita luta. Não podemos permitir essas pequenas concessões que podem significar lá na frente mais retiradas dos nossos direitos. Hoje é o Dia da Professora e do Professor e nós vamos lutar para esse dia ser respeitado sempre”, afirmou Obanshe.
As atividades culturais foram iniciadas com uma bela e colorida apresentação do grupo de danças folclóricas do Projeto Sintese Cultural, formado por educadores da rede pública estadual de ensino que, mesmo em dia de paralisação e luta, fizeram questão de participar da festa e mostrar a força do magistério. Liderado pelo professor Milton Leite, o grupo encantou a todos com danças regionais como maracatu, samba de roda, carimbó e outras.
Em seguida, uma animada roda de samba com o grupo Resenha Sambaju animou a festa no Gonzagão até o início da noite, quando o samba abriu espaço para as vozes das professoras e professores do Coral Sindvoz, que mais uma vez, sob comando do maestro Jaime Melo, encantou a todos os presentes. A apresentação do coral do Sindipema culminou com uma grande e animada ciranda de roda.
Depois da apresentação do Sindvoz, o grupo Resenha Sambaju retornou e a roda de samba animou a festa até o seu encerramento.