21/03/2025 Aposentados 21/03/2025 Noticias Gerais

Sindipema participa de reunião do Conselho Nacional de Entidades da CNTE

Entre os dias 20 e 21 de março, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), professor Obanshe Severo, estará presente na reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ocorre em Brasília. O encontro discute temas centrais para a educação pública e os direitos dos trabalhadores dos trabalhadores/as com ênfase nos/as trabalhadores da educação.

No primeiro dia de programação, os debates giram em torno das políticas sociais e econômicas no cenário mundial, seus impactos no cenário nacional e os desafios da política educacional no Brasil. Já no segundo dia, as discussões focam nos projetos de leis dos pisos salariais para os profissionais da educação, no Piso do Magistério e sua forma de atualização, bem como as diretrizes da carreira.

Outro ponto a ser discutido pelo Conselho será o Projeto de Lei n° 2614/2024, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE). Será preciso toda a incidência necessária para garantir sua aprovação com o mesmo conteúdo e formato do que  foi aprovado no documento base da CONAE.  O Conselho também aprovará o tema e a programação do 35º Congresso da CNTE,  com data prevista para ser realizado nos dias 15 a 18 de janeiro de 2026.

A ocasião também será um momento para  que os sindicatos apresentem as importantes ações de mobilização que irão ocorrer nacionalmente e nos Estados, Distrito Federal e municípios. A partir disso, um calendário de mobilização nacional em defesa da Educação será criado.

Para o presidente do Sindipema, o encontro oxigena e fortalece a luta pela Educação Brasileira. “É um momento importante da nossa organização sindical para fortalecer e unificar as ações frente aos diversos ataques à educação e aos sindicatos, com os avanços do conservadorismo e ultraliberalismo autoritário, que introduz no imaginário social a normalização e aceitação de não termos direito a ter direitos sociais como trabalho, saúde, moradia, educação e alimentação”, afirma Obanshe.

A participação do Sindipema no CNE reforça a luta por melhores condições para os trabalhadores da educação e pelo fortalecimento do ensino público de qualidade.

Conferência em Aracaju

Em agosto, o Sindipema realizará a Conferência da Educação. A ocasião será um momento ímpar para que os profissionais do ensino público municipal de Aracaju possam debater com profundidade sobre o tema, bem como definir ações para o fortalecimento da Educação e Educadoras/es. 

Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva

 

Notícias relacionadas