
Com participação efetiva da categoria, Conferência debate gestão democrática e aponta caminhos para fortalecer a educação pública
O encontro envolveu discussões sobre os rumos da educação pública, o papel das escolas da nossa capital e a relevância da gestão democrática para assegurar direitos dos educadores e da comunidade
Debater a importância da Gestão Democrática com a participação de toda a comunidade escolar nas decisões é fundamental para garantir uma educação pública gratuita, laica, emancipatória, socialmente referenciada, comprometida com as questões socioambientais e com financiamento adequado. Com esse objetivo, professoras e professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju participaram da Conferência do Sindipema, realizada nos dias 15 e 16, no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.
O encontro envolveu intensas discussões e reflexões sobre os rumos da educação pública, o papel das escolas da nossa capital e a relevância da gestão democrática para assegurar os direitos dos educadores e de toda a comunidade escolar.
A Conferência do Sindipema, que prestou homenagem aos professores Hélio Filho e Elizabeth Moura, falecidos recentemente e que deixaram um legado nas lutas do sindicato e no Coral Sindvoz, oportunizou aos professores e professoras inscritos grandes mesas de debates.
Na abertura, realizada na noite da sexta-feira, 15, com auditório lotado, aconteceu a mesa de análise da conjuntura, com participação dos professores Luiz Dourado (UFG), Josefa Lisboa (UFS) e Valdir Silva (Asprolf e FTE/BA), e com mediação do professor Cláudio Brito, secretário de Formação do Sindipema.
Ainda na abertura, a plenária discutiu e aprovou, por unanimidade, uma Moção de Repúdio às ações autoritárias de governantes que perseguem lideranças sindicais, buscando interferir e deslegitimar a luta da categoria com a imposição de multas milionárias para inviabilizar a organização da classe trabalhadora. (Leia a Moção na íntegra aqui)
Segundo dia
A Conferência teve continuidade na manhã de sábado, com três mesas de discussão sobre temas de grande relevância para a categoria. Na Mesa 1, debateu-se o tema “Conhecendo os direitos e deveres para fortalecer a Gestão Democrática”, com palestra da professora Patrícia Seixas e mediação do professor Obanshe Severo.
“Foi um momento importante, em que reunimos os colegas professores para conhecer melhor e fortalecer a gestão democrática. Falamos sobre os nossos direitos e também os deveres que a categoria, que está no chão da escola, precisa saber para fazermos os enfrentamentos necessários e trazer, de fato, para dentro da escola, esse processo democrático”, explicou Patrícia Seixas, 1ª secretária do Sindipema.
Na Mesa 2, debateu-se o tema “A importância das Horas de Estudos no fortalecimento da Gestão Democrática”, com palestras dos professores José Robson e Sandra Beiju e mediação do professor Cláudio Brito.
Por fim, a Mesa 3 discutiu “Democracia e religião na escola pública”, com palestra do professor Alexandre de Jesus dos Prazeres e mediação da professora Sandra Beiju.
“Essa Conferência é uma ação política e pedagógica do Sindipema de extrema importância para nossa formação enquanto categoria, numa conjuntura política em que é fundamental debater questões como a gestão democrática, a hora de estudo, entre outros temas importantes que se entrelaçam, como o financiamento da educação. Foi muito oportuna essa Conferência, com ótima presença da categoria. Quem se inscreveu realmente veio e participou das discussões. Estamos todos e todas de parabéns”, expressou Sandra Beiju, vice-presidente do Sindipema.
Encerramento
A mesa de encerramento da Conferência ficou por conta do professor doutor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tratou do tema Educação pública de qualidade com Gestão Democrática e financiamento adequado. A mesa teve mediação do professor Obanshe Severo.
“Saio daqui muito gratificado por ter participado desta Conferência, com mesas de debates com temas muito interessantes e participação efetiva da categoria. O sindicato está de parabéns. Essa foi uma Conferência vitoriosa por ter tratado de um conjunto de questões que apontam para a direção da defesa intransigente da educação como um direito social para todas as pessoas”, enfatizou o professor Luiz Dourado.
A Conferência ‘Prof.ª Elizabeth Moura e Prof. Hélio Filho’ representou um momento significativo de aprofundamento do debate sobre a importância da Gestão Democrática para uma Educação pública gratuita, laica, emancipatória, socialmente referenciada, com compromisso socioambiental, mas também de fortalecimento dos laços entre professores em atividade e os professores aposentados, que mais uma vez participaram em peso e trouxeram contribuições valiosas às discussões.
O encerramento da atividade sindical reservou aos participantes um momento de descontração e de confraternização, com muita música e animação ao som de Edson Joy.
O Sindipema seguirá construindo novos momentos de formação para a categoria como espaços para aprofundar temas essenciais para o fortalecimento das nossas lutas e melhoria da educação pública.
Confira todas as fotos da Conferência: https://bit.ly/ConferenciaSindipema2025
Créditos das fotos: Tiago Araújo