13/11/2024 Noticias Gerais

Professoras e professores de Aracaju aprovam Moção de Solidariedade ao presidente do Sintese

Sindicalista vem sendo alvo de criminalização e perseguição por parte do governo Fábio Mitidieri em função da sua luta sindical

Em assembleia realizada na terça-feira, 12, na sede do Sindipema, professoras e professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju aprovaram, por unanimidade, a Moção de Solidariedade ao Professor Roberto Silva, presidente do Sintese, o sindicato que congrega os professores e professoras da rede pública estadual de ensino de Sergipe.

Roberto Silva, que também é professor da rede pública municipal de ensino de Aracaju, vem sendo alvo de perseguição por parte do governo Fábio Mitidieri que, ao invés de receber os dirigentes do Sintese para dialogar sobre as pautas da categoria, preferiu o caminho da criminalização do sindicato e do seu presidente, para o qual pediu a abertura de inquéritos penal e civil contra o sindicato e o sindicalista por suposto “crime de desobediência às ordens judiciais” e para “apurar a prática de condutas antissindicais”.

A professora Sandra Beiju, vice-presidenta do Sindipema, professora aposentada da rede estadual, fez um breve relato da situação e lembrou que a ação truculenta do governador Fábio Mitidieri, de buscar o judiciário para atacar e criminalizar o Sintese e o seu presidente, também é um ataque direto aos professores e professoras que lutam por seus direitos. 

“É uma afronta que nunca aconteceu, nem nos tempos de maior austeridade, como na ditadura militar”, lamentou a professora Sandra Beiju. 

Após a leitura da Moção de Solidariedade proposta pela direção do Sindipema, o documento foi colocado para apreciação da assembleia e foi aprovado por unanimidade dos presentes. 

Confira a íntegra da moção aprovada:

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

O MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE ARACAJU, reunido em Assembleia Geral, convocada pelo Sindipema, e ocorrida em 12 de novembro de 2024, APROVOU a presente Moção de Solidariedade ao presidente do Sintese, Prof. Roberto Silva dos Santos, que vem sofrendo ataques violentos e perseguição política por parte do Governo de Sergipe. Nunca antes na história de luta do Magistério Estadual e do seu sindicato se viu tamanha agressão a quem preside o sindicato: instituição de multa no CPF e queixa em delegacia de polícia.

O presidente do Sintese representa legalmente uma honrosa categoria: Professoras e Professores que fazem a educação escolar acontecer. Portanto, toda vez que o governador Sergipe o agride e o persegue, agride e persegue todo o Magistério Público de Sergipe.

Toda solidariedade ao companheiro Roberto Silva dos Santos, presidente do Sintese.

Aracaju (SE), 12 de novembro de 2024.

Notícias relacionadas