Serviço público em risco: sindicatos entregam contraproposta à reforma da previdência da Prefeitura

Objetivo da contraproposta é amenizar as alterações estruturais profundas que o atual projeto do Poder Executivo impõe

Na manhã desta segunda-feira (07/07), no Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), foi apresentada uma contraproposta ao Projeto de Lei da Reforma da Previdência Municipal, encaminhado pela prefeita Emília Corrêa à Câmara de Vereadores da capital. O momento contou com convite estendido a todos os sindicatos que representam os servidores municipais. A proposta foi construída com base nos contrapontos apresentados por Sepuma, Sacema e Sindipema durante reuniões com a gestão municipal.

A reunião contou a presença do SINAF (Auditores e Fiscais de Tributos), APROMEAJU (Procuradores Municipais), SINDCONAN-SE (Condutores de Ambulância), SINTAMA (Auxiliares e Técnicos de Enfermagem), SACEMA (Agente Comunitários de Saúde, e de Endemias), SINTASA (Trabalhadores da Área da Saúde - Assistentes de consultório odontológico), SINDIMED (médicos) reforçando o compromisso com a construção coletiva e a unidade na luta em defesa dos direitos das/os trabalhadoras/es do serviço público.

O objetivo da contraproposta é amenizar as alterações estruturais profundas que o atual projeto do Poder Executivo impõe. A previdência municipal é um direito duramente conquistado e fundamental para garantir o presente e o futuro de quem dedicou ou dedicará décadas ao município de Aracaju.

A reunião foi aberta com uma fala do parlamentar Isac Silveira (UB), líder da prefeita na Câmara, pontuando a necessidade de união dos servidores e construção de uma proposta passível de acolhimento pela gestão municipal. O vereador Isac ouviu atentamente as reivindicações e ponderações das/os servidoras/es e se comprometeu em levar as demandas à prefeita com o objetivo de mediar a negociação. 

Em seguida, o presidente do SINDIPEMA, professor Obanshe Severo, iniciou uma apresentação de todos os pontos levantados e as propostas sugeridas pelo sindicato. Todos os sindicatos presentes puderam expressar seu entendimento, apresentar suas ponderações e, ao final, foi construído um consenso, com o acréscimo de encaminhamento de uma proposta de Poupança Previdenciária, entre outras questões.

A proposta será apresentadas para a gestão municipal que, como definido na negociação, deverá encaminhar um novo projeto para a Câmara Municipal de Aracaju. 

A atuação do Sindipema, Sepuma e Sacema tem sido incansável, desde antes do anúncio da reforma, quando foram convidados para uma reunião. Os sindicatos têm buscado articulações e análise de especialistas na área previdenciária. A união e a presença de outros sindicatos na reunião desta manhã reforça a força da luta coletiva.

Hoje à tarde, às 15h30, a categoria do magistério se reúne em assembleia na sede do SINDIPEMA, onde será apresentada a contraproposta construída com a participação de diversas entidades. A mobilização de todos é essencial. O sindicato seguirá vigilante, atento aos movimentos do Executivo e do Legislativo e comprometido com a defesa intransigente dos direitos dos servidores.

Por um Sindipema forte e comprometido com a luta coletiva.

 

Notícias relacionadas