
Sindipema reúne categoria em Assembleia Extraordinária para discutir Reforma da Previdência Municipal e aprova calendário de mobilização
Na última segunda-feira, 7 de julho, o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) realizou uma Assembleia Extraordinária em formato híbrido — com participação presencial na sede da entidade e virtual pela plataforma Zoom. Embora não seja comum a realização de assembleias durante o período de férias da categoria, a gravidade da proposta de Reforma da Previdência Municipal encaminhada pela Prefeitura de Aracaju impôs a urgência do debate com os professores e professoras da Rede Municipal.
A assembleia teve início com um pequeno atraso, pois o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo, havia acabado de retornar de uma reunião no Sepuma, onde foi finalizada a consolidação das propostas das categorias. O documento foi elaborado para ser entregue ao vereador Isaac Silveira e continha, além do texto completo com as propostas, uma versão que destaca exclusivamente os pontos de alteração – facilitando, assim, o diálogo entre os parlamentares e a gestão municipal que também recebera a proposta.
Os trabalhos da assembleia foram abertos com uma saudação da professora Sandra Beiju, vice-presidenta do sindicato. Em seguida, o assessor jurídico do Sindipema, Thiago Oliveira, fez uma análise geral da proposta apresentada pela gestão municipal. Segundo ele, o projeto é extremamente prejudicial, superando em dureza a proposta do governo federal durante a gestão Bolsonaro e sendo mais severa até que a reforma já implementada no Estado de Sergipe. Thiago alertou que a proposta não prevê regra de transição e, além disso, rebaixa significativamente os vencimentos dos servidores ainda não adquiriram direito a aposentadoria.
Na sequência, o presidente Obanshe Severo apresentou os principais pontos discutidos pela manhã, durante reunião com os demais sindicatos. Em sua exposição, detalhou cada item da proposta, destacando os prejuízos aos servidores e analisando, ponto a ponto, a possibilidade ou não de diálogo com a gestão municipal em relação a cada aspecto.
As professoras e professores aprovaram integralmente a proposta consolidada pelos sindicatos, bem como deliberaram por uma série de ações de mobilização. Entre elas, destaca-se a realização de uma vigília na quarta-feira, 9 de julho, às 15h, em frente à sede da Prefeitura, onde será feito o anúncio oficial da proposta pela prefeita Emília Corrêa. Também foi aprovada a mobilização para o dia da votação do projeto na Câmara de Vereadores, com o objetivo de pressionar os parlamentares a ouvirem as reivindicações dos servidores.
O Sindipema reforça o chamado para que todos os servidores e servidoras – ativos e aposentados – se mantenham atentos e mobilizados. Nossa previdência própria está em risco. As aposentadorias estão ameaçadas. É fundamental manter a resistência e a presença nas ruas para garantir que o projeto seja alterado e contemple as propostas construídas coletivamente pelos servidores municipais.
Convocamos toda a categoria a comparecer à vigília nesta quarta-feira, 9 de julho, às 15h, em frente à Prefeitura de Aracaju. Vamos juntos defender nossos direitos e o futuro da nossa aposentadoria.
Por um Sindipema forte e comprometido com a Luta Coletiva.