
Com participação do Sindipema, Sessão Especial na Alese homenageia o Dia da Professora e do Professor
Iniciativa foi da deputada estadual Linda Brasil e teve como tema central “Lutas e Valorização”, reunindo educadores, representantes sindicais, gestores, parlamentares e membros da sociedade civil
Em reconhecimento ao papel essencial dos profissionais da educação na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou, na quarta-feira (15), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Professora e do Professor. A iniciativa foi da deputada estadual Linda Brasil (PSOL) e teve como tema central “Lutas e Valorização”, reunindo educadores, representantes sindicais, movimentos sociais, gestores, parlamentares e membros da sociedade civil no Plenário da Casa Legislativa.
O Sindipema esteve presente, representado pela secretária de Comunicação, a professora Cátia Oliveira de Andrade. Na ocasião, a dirigente do Sindipema destacou a importância de reafirmar o 15 de outubro como um dia simbólico de resistência e valorização. Em sua fala, Cátia defendeu que a data seja considerada não letiva nos calendários escolares, como forma de reconhecimento à categoria.
Ela também pontuou os desafios enfrentados pelas professoras e pelos professores, como o não cumprimento da Lei do Piso, a retirada de direitos, o adoecimento da categoria e a desvalorização das aposentadas e dos aposentados. Reforçou a luta por escolas com estrutura adequada, pagamento do piso na carreira, condições dignas de trabalho, inclusão efetiva de estudantes neurodivergentes, valorização da educação infantil e construção de mais creches.
Cátia Oliveira ressaltou ainda a importância de se ter representantes do povo nos espaços de decisão política, pessoas comprometidas com a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, da educação pública e dos direitos sociais.
"Celebramos os 40 anos de história e resistência do Sindipema e agradecemos à deputada Linda Brasil pela iniciativa e pelo reconhecimento da nossa luta."
Finalizando sua fala, a professora lembrou uma das frases mais emblemaáticas de Paulo Freire: “Educar é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.” E completou: "Seguiremos firmes na defesa da educação pública de qualidade."
Leia mais no site da parlamentar.