
Nova direção do Sindipema empossada reafirma compromisso com a categoria e com a luta coletiva
Cerimônia reuniu professoras e professores da rede pública municipal, lideranças sindicais e autoridades políticas, que destacaram a importância do Sindipema como referência de luta e resistência
A nova direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) tomou posse, na noite da terça-feira (21), em solenidade realizada no Auditório Prof. Diomedes Santos da Silva, que reuniu professoras e professores da rede pública municipal de Aracaju, lideranças sindicais e autoridades políticas, entre elas a deputada estadual Linda Brasil e o vereador Iran Barbosa, que destacaram a importância do Sindipema como referência sindical de luta e resistência.
A chapa Por um Sindipema de Lutas, Resistências e Vitórias, composta em sua maioria por dirigentes que concorreram à reeleição e encabeçada pelo Professor Obanshe Severo e a professora Sandra Beiju, foi eleita no pleito realizado no dia 8 de outubro, com 97% dos votos válidos, sendo oficialmente empossada para mais quatro anos de gestão à frente do sindicato.
O resultado expressivo das urnas, com crescimento superior a 30% no número de votantes em relação ao pleito de 2021, reforça o apoio, a confiança e o reconhecimento da categoria ao trabalho realizado pela atual direção. Há 40 anos, o Sindipema tem se destacado pela defesa permanente da educação pública, pela valorização das/os profissionais do magistério e pela capacidade de mobilização diante dos desafios impostos à classe trabalhadora.
O professor Obanshe Severo, que coordenou os trabalhos, iniciou agradecendo a todas as pessoas presentes e, em especial, à Comissão Eleitoral e às professoras e professores que dedicaram seu tempo para presidir as zonas eleitorais, um momento desafiador de participação da categoria, que tem se mostrado cada vez mais difícil. Destacou a importância desse momento, em que um grupo, por um lado desacreditado e, por outro, uma aposta, cumpriu seu papel com grandeza e entregou à categoria muitos resultados e agora vence mais uma eleição. Agradeceu também, em nome das professoras Cátia Oliveira, Graça Marques e Cleide Santana e do professor Flávio Nascimento, a todas as pessoas que sonharam juntas lá em 2021.
“Agradecemos à categoria pela confiança. A classe trabalhadora organizada representa a nossa sobrevivência e segue sendo nossa maior defesa contra o avanço do neoliberalismo e contra a destruição dos servidores e serviços públicos, o que irá prejudicar principalmente as pessoas que mais necessitam desses serviços, os mais pobres. Já mostramos nossa força na resistência à reforma da Previdência numa grande articulação entre os sindicatos e continuaremos defendendo o magistério público de Aracaju e os direitos conquistados com esforços. Reafirmamos nosso compromisso com todas e todos, ativas/os e aposentadas/os, valorizando quem dedicou a vida à educação pública”, destacou o presidente reeleito, professor Obanshe Severo.
A nova gestão reafirmou o compromisso de seguir ao lado da base, fortalecendo o diálogo e ampliando a participação da categoria nas decisões que moldam o futuro da educação municipal, buscando também ampliar a unidade da classe trabalhadora para fortalecer a defesa dos serviços e servidores públicos.
Noite histórica
Para a vice-presidenta, professora Sandra Beiju, foi uma noite histórica para o Magistério Público Municipal de Aracaju. “Embora reeleita, essa direção vem renovada, com novas companheiras e companheiros que chegam para somar forças na construção coletiva da nossa luta. Reafirmamos a grande responsabilidade política que o SINDIPEMA carrega na condução das demandas da nossa categoria, sempre com um compromisso firme com a educação pública e com a valorização do nosso trabalho. Temos um mandato até 2029 e, nesses próximos quatro anos, seguiremos construindo, com seriedade, união e mobilização, uma atuação forte e coletiva. O SINDIPEMA continua sendo luta, resistência e vitórias. Viva o Magistério Público Municipal de Aracaju!”, salientou Sandra.
Com a posse, o Sindipema inicia um novo ciclo de gestão, reafirmando seus princípios de luta, resistência e conquistas, levando adiante a bandeira de um sindicato combativo, democrático e comprometido com uma educação pública de qualidade, envolvendo toda a comunidade escolar e as/os profissionais do ensino.
Registraram presenças no evento os presidentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernando; do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Município de Aracaju (Sacema), Carlos Augusto; e do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Helton Monteiro, que parabenizaram a nova direção, reafirmando a necessidade de fortalecer a união entre os movimentos sindicais que defendem a democracia e os direitos das/os trabalhadoras/es e da população. Também esteve presente, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a professora Josivania Santos, além de familiares de dirigentes empossados.