31/10/2025 Noticias Gerais

Sindipema participa de nova rodada na Mesa de Negociação com a Prefeitura de Aracaju

Dirigentes do sindicato defederam nas negociações que a valorização do magistério passa pela aplicação integral do piso na carreira, um direito assegurado em lei

Na manhã desta sexta-feira (31), a direção do Sindipema participou de mais uma reunião da Mesa de Negociação com representantes da Prefeitura de Aracaju. O principal ponto da pauta foi o cumprimento do piso salarial do magistério na carreira.

Participaram das negociações a secretária municipal de Educação, Edna Amorim; o secretário municipal da Fazenda, Sidney Santos; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Thyago Silva; e o presidente do Instituto de Previdência do Município de Aracaju - AjuPrev, Luciano Paz, além de técnicos.

Durante o encontro, os representantes da gestão municipal apresentaram tabelas do impacto financeiro que, segundo seus técnicos, indicam que a aplicação integral do piso salarial do magistério representaria maior impacto sobre a folha de aposentados. Os dirigentes do Sindipema, por sua vez, reiteraram que o piso é um direito garantido por lei e deve ser aplicado a toda a categoria, ativos e aposentados, em respeito à paridade.

“A valorização do magistério passa pela aplicação integral do piso na carreira. O diálogo é importante, mas o direito já está assegurado em lei. Nosso papel é garantir que ele seja cumprido”, destacou o presidente do Sindipema, professor Obanshe Severo.

A Prefeitura informou que avalia cenários financeiros e possibilidades de escalonamento da aplicação do piso na carreira, com o argumento de respeitar às demais categorias e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o secretário da Fazenda, a margem orçamentária seria limitada. A direção do Sindipema contrapôs, reafirmando que há recursos suficientes para cumprir a lei.

“É preciso garantir justiça e valorização efetiva para o magistério. O Sindipema seguirá atuando de forma firme e responsável para assegurar o que é de direito da categoria”, completou o presidente.

A proposta apresentada pela Prefeitura será avaliada em Assembleia com a categoria, no próximo dia 6/11, e a decisão coletiva será encaminhada à gestão municipal.

 

Notícias relacionadas