Sindipema participa da abertura da Jornada Pedagógica e reforça defesa da educação pública em Aracaju
Nesta quinta-feira (22/01), o Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Aracaju (Sindipema) participou da abertura oficial da Jornada Pedagógica, acolhendo professoras e professores em seu retorno às atividades e reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da educação pública, com diálogo permanente junto à categoria e ao poder público.
Durante o evento, o sindicato destacou pautas consideradas estratégicas para a rede municipal de ensino, como a defesa da Bolsa-Bem para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a não alteração da matriz curricular e a convocação de todas e todos os aprovados no concurso público da educação.
O presidente do Sindipema, Obanshe Severo, integrou a mesa de abertura da Jornada Pedagógica e, em sua fala, fez um pedido direto à prefeita Emília Correia pela instituição da Bolsa-Bem, ressaltando a importância dessa política para garantir acesso e permanência, com dignidade, à educação para estudantes da EJA. Obanshe também reforçou a necessidade de manutenção de um diálogo institucional respeitoso entre sindicato e gestão, mesmo diante de divergências, como as discussões em torno da proposta de mudança da matriz curricular.
Para o Sindipema, a redução de aulas em quase todas as disciplinas compromete diretamente a formação integral dos estudantes e representa um retrocesso para a educação pública. O sindicato reafirma que a principal demanda da rede municipal é a ampliação do quadro efetivo de profissionais, com mais professoras e professores em sala de aula, e não a diminuição da carga horária escolar.
Ao final da solenidade, o Sindipema parabenizou todas e todos os professores e professoras homenageados durante a Jornada Pedagógica, reconhecendo a dedicação, o compromisso e a contribuição diária desses profissionais para a educação do município de Aracaju. “O que estamos realizando hoje é uma ação importantíssima do Sindipema, nesse momento de reinício do ano letivo, com acolhimento e exaltando o valor de quem faz movimentar a educação em Aracaju. Reconhecemos e queremos que o trabalho de cada professor e professora, seja ativo ou aposentado, também seja reconhecido”, afirmou a Formação Política Sindical e Educacional, Custódia Maria.
O sindicato seguirá acompanhando os debates e defendendo políticas públicas que valorizem a educação, os profissionais do magistério e o direito dos estudantes a uma formação de qualidade.

