Plenária rebate notícias falsas e orienta os professores aposentados sobre o reajuste salarial de 2026
Encontro detalha os encaminhamentos do Sindipema e apresenta detalhes da Mesa de Negociação e do reajuste salarial
Professoras e professores aposentados da rede pública municipal de ensino participaram, na tarde desta quinta-feira (05), na sede do Sindipema, de uma plenária para dirimir todas as dúvidas e rebater informações falsas sobre o processo de negociação salarial de 2025 e o reajuste aplicado em 2026.
A plenária, que teve boa participação dos aposentados, foi conduzida pelo presidente do sindicato, o professor Obanshe Severo, que iniciou apresentando como foi estabelecido o valor do vencimento e do provento do magistério público municipal de Aracaju.
“Calculamos o valor de R$ 5.056,42 no ‘Nível Especial I, Letra D’ e ficou definido que, em 2027, o valor do nosso piso salarial será aplicado na ‘Letra A’. Dessa forma, não se estabeleceu um valor percentual. Na negociação, conseguimos avanço no início, com repercussão em toda a carreira, garantindo valorização para ativos e aposentados, principalmente para aqueles que percebem o adicional de um terço”, explicou Obanshe.
O dirigente sindical apresentou todos os ganhos da categoria nos últimos 10 anos, destacando que de 2017 a 2021, durante a gestão de Edvaldo Nogueira, o reajuste foi zero. Ainda de acordo com Obanshe, no estudo dos 10 anos, percebeu-se que houve melhorias significativas na carreira no ano de 2022.
.png)
“E agora, em 2026, garantimos o mesmo para os aposentados e as aposentadas do magistério público de Aracaju, um avanço muito importante”, assegurou.
Sobre a ação vitoriosa do sindicato em relação à Gratificação Especial de Atividade (GEA), o presidente destacou a necessidade das professoras e professores aposentados com paridade constitucional, providenciarem a documentação necessária para dar entrada no requerimento, a fim de receberem os valores retroativos.
Ainda sobre a GEA, Obanshe Severo apresentou à plenária dados concretos, demonstrando que o reajuste de 2026 é superior à aplicação do percentual de reajuste do piso no vencimento e na GEA de 2025.
“Portanto, está comprovado que não houve perda para a categoria, o que demonstra que a narrativa que tentaram criar é totalmente mentirosa. Sendo assim, para o bem de toda a categoria, devemos respeitar o resultado da negociação que conseguimos em 2025 e que finalizará, em 2027, com o devido cumprimento da Lei do Piso para o magistério público municipal de Aracaju”, destacou o presidente do Sindipema.
Por um Sindipema de Lutas, Resistências e Vitórias!

